Nos próximos dias, Cuiabá e Várzea Grande contarão com uma força-tarefa para a atualização da fila de espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso e do cadastro dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A prioridade será para as pessoas que já estavam aguardando o procedimento.
De acordo com o o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o objetivo da ação é facilitar a busca ativa, ou seja, para que haja a possibilidade de localizar os pacientes que estão com dados defasados.
“Estamos buscando convergência para viabilizar as soluções que a população precisa. O tema central da reunião foi a atualização da fila pelas cirurgias eletivas, que hoje está com informações defasadas. Muitas pessoas que estão na fila já realizaram o procedimento, já trocaram de endereço ou de telefone e não atualizaram o cadastro. Há uma grande dificuldade de localizar esses pacientes”, explicou Gilberto Figueiredo.
Além disso, o secretário pontuou ainda que compreende a necessidade do Estado e enfatizou que a Capital pode contribuir para o avanço dessas cirurgias. “Deixamos claro que Cuiabá está disposta a ajudar, sabemos da nossa importância como capital do estado e sabemos que diversos procedimentos não podem ser realizados em municípios menores”, disse.