Fonoaudióloga fala sobre saúde e cuidados com a Voz

A voz é usada diariamente e é o principal meio de comunicação entre as pessoas, por mais que hoje em dia temos diferentes formas de linguagens como: de sinais, e-mails, WhatsApp, e outras formas de comunicação, a voz sempre resolve e mostra as nossas emoções através dela.

No dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz, em alusão a data, a equipe do Cuiabá Notícias conversou com a fonoaudióloga, Flávia Santiago para dar dicas de cuidado, prevenção e saúde da voz. 

Arquivo Pessoal

Apesar do papel que a voz e a fala apresentam diariamente, é raro darmos atenção aos cuidados que ela necessita, simples ações como hidratar-se bem, até processos técnicos, como a nebulização com soro fisiológico. É recomendado ainda evitar certas práticas, como falar muito alto ou de maneira agressiva, aponta a fonoaudióloga, Flávia.

“A voz humana é um instrumento muito importante na comunicação, produzida pelo ar que vem dos pulmões fazendo vibrar as cordas vocais”, comenta a fonoaudióloga.

A fonoaudióloga explica ainda que a voz é uma ferramenta de expressão do ser humano e faz parte da nossa identidade. Cuidar da voz é cuidar de si mesmo. 

“Falar sobre a voz, sim, é algo muito relevante! Ela é uma ferramenta muito importante na comunicação, favorecendo o nosso convívio social. Devemos alertar e conscientizar a população informando sobre os sinais e sintomas, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças que podem acometer o aparelho fonador”, pontua a profissional.

Existem diversos fatores que podem contribuir para a perda da voz, principalmente com a  falta de cuidados.

“Os principais cuidados que devemos ter em relação à voz no dia a dia é, evitar falar com tom de voz mais elevado, articular bem a boca para melhorar a fala, beber água com frequência, evitar pigarrear, evitar falar em ambientes bem barulhentos, evitar álcool e cigarro”, aponta a profissional.

Apesar de ainda ser um conhecimento pouco difundido, a voz deve ser cuidada por todas as pessoas como qualquer função do corpo humano. Na época da pandemia da covid-19, por exemplo, houve um aumento de diagnósticos com problemas voz devido ao uso de máscaras. 

Segundo a fonoaudióloga, o uso do equipamento de proteção facial em certos momentos leva a pessoa a ampliar o som, causando tensão em região laríngea e trazendo desconforto e fadiga vocal.

“No meu convívio social já ouvi relatos sobre os malefícios da máscara em relação à voz, apresentando muita fadiga ao final do dia. Independente do uso de máscara ou não, se notar que apresentou rouquidão por mais de dez dias, procure um fonoaudiólogo”, orienta. 

Para evitar esses incômodos e garantir uma voz saudável, confira dicas de fonoaudióloga:

Repousar a voz

Repousar a voz quando muito usada durante o dia, ficando sem falar por alguns minutos.

Invista na maça

A maça funciona como um adstringente, ajudando a limpar o trato vocal, limpando secreções que atrapalham a vibração das pregas vocais. 

Tome bastante líquido

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada. A dica é que água esteja em temperatura ambiente, pois se sua garganta for sensível ou já estiver irritada, também é interessante evitar líquidos muito gelados. 

Evite levantar a voz

Procure falar normalmente. Evitar falar com tom de voz mais elevado, não gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo.  Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual necessita um esforço maior.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro

O álcool também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal. Já o cigarro 
 é um dos maiores vilões da voz, causa irritação e pode provocar. A nicotina, associada ao calor da fumaça, resseca as cordas vocais, fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar. 

Evite pigarros

Evite os pigarros, ao invés ou tossir forte na tentativa de limpar a garganta. Ao invés disso, beba água. 

Articule a boca

Articular bem a boca ao conversar facilita que os outros entendam o que você quer dizer e evita que você tenha que falar mais alto ou gritar para conversar.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *