FIT Pantanal 2024 já recebeu cerca de 15 mil visitantes; feira vai até domingo

Cerca de 15 mil visitantes já passaram pela Feira Internacional do Turismo do Pantanal – a FIT Pantanal 2024 – que acontecerá até este domingo, 2 de junho, com entrada totalmente gratuita, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MT) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

A partir do tema ‘Turismo, Eventos, Agro & Negócios’, a feira ocupa os 12 mil m² do Centro de Eventos para reunir mais de 300 expositores entre municípios mato-grossenses apresentando seus produtos e potencias turísticos; agentes, operadores e consultores de turismo e viagens; instituições nacionais e regionais ligadas ao turismo; artesanatos tradicionais e indígenas; passeio imersivo do Senac com óculos de realidade virtual pelo Sesc Salgadeira; festival gastronômico, produtos da agricultura familiar, quitutes típicos e muitos outros espaços para visitação.

Admirados, alguns visitantes exaltaram a estrutura e organização da FIT Pantanal e deixaram o convite para a população visitar a feira e conferir as belezas de Mato Grosso.

“Está tudo lindo”, resumiu o produtor audiovisual, Ravi Brito. “Lindo projeto, tem muito a agregar ao potencial turístico”, observou o designer gráfico, Marcelo Carvalho. “Espetacular, ótima dica de passeio para o final de semana”, indicou a pedagoga, Dinalva Ayolfi.

Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a FIT Pantanal 2024 é um evento que celebra as belezas naturais e culturais do nosso estado, mas também reconhece o papel fundamental do turismo como impulsionador da economia de Mato Grosso.

“Ao olharmos para a grandiosidade desta feira, é impossível não reconhecer o esforço e dedicação de muitas pessoas e empresas envolvidas em sua montagem. Nosso estado possui mais de 62 mil pessoas trabalhando em atividades ligadas ao turismo e mais de 46 mil empresas cujas principais operações estão ligadas a este setor”,

Wenceslau Júnior elencou ainda a atuação dos braços sociais do Sistema Comércio no estado – serviços Social do Comércio (Sesc-MT) e Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) – no apoio ao desenvolvimento do trade turístico.

“O Sesc tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, com destaque para o Sesc Arsenal, que se tornou um ponto turístico imperdível em nossa capital. E agora, com o apoio do governo estadual, estamos ansiosos para ver o potencial do Sesc Salgadeira se tornar o melhor ponto turístico da baixada cuiabana. O Senac é fundamental para a qualificação da mão de obra para este setor que cresce diariamente em nosso estado, promovendo cursos, capacitações e, ainda, fomentando as diversas formas de turismo no estado, como, por exemplo, por meio do projeto ‘Senac Encantos’, que escolherá o prato típico de Barra do Garças”, completou Wenceslau Júnior na abertura da FIT Pantanal 2024, ocorrida na noite de quarta-feira (29).

Na oportunidade, ele entregou o ‘Troféu Mérito do Turismo Mato-grossense’ ao governador Mauro Mendes que, por sua vez, também destacou o potencial econômico do turismo e os investimentos feitos pelo poder executivo nesta área. São mais de R$ 142 milhões investidos pelo Governo de Mato Grosso em obras de infraestrutura e apoio ao desenvolvimento do turismo no estado. Para a realização da FIT Pantanal, maior edição da feira, foram destinados R$ 3,9 milhões.

O governador comentou ainda os resultados de pesquisas encomendadas por companhias aéreas para antecipar o movimento dos turistas e direcionar investimentos e uma das conclusões é de que as pessoas do mundo inteiro estavam buscando cada vez mais novos destinos turísticos, principalmente ligados ao turismo ambiental e ecológico. Por isso, o Pantanal tem um grande potencial de atrair uma parte desse turismo internacional.

“Nós devemos transformar essa oportunidade em negócios. A maior parte dos turistas querem ficar em hotel bom, circular em estradas boas, sair com segurança e chegar rápido. Esse papel de investimento na infraestrutura é o papel do Estado. Não é o empreendedor que vai fazer. Os empresários têm que investir no seu negócio, no seu site, no seu hotel, na sua pousada. Cabe ao Governo criar as condições, ter um planejamento e executar para que ele possa estimular o investimento”, disse Mauro Mendes.

Programação para o final de semana

Entre esta sexta-feira (31) e sábado (1), ainda haverá Aldeia do Conhecimento, Encontro de Gestores Públicos de Turismo, Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, 1º Encontro de Organizadores de Eventos de Mato Grosso do Sindicato de Eventos e Afins do estado (Sindieventos-MT), 1ª Jornada Mato-Grossense de Cerimonial do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP Brasil).

São 26 atividades entre rodada de negócios internacional, painéis, rodas de conversa, palestras e workshop sobre etnoturismo, ESG (governança ambiental, social e corporativa, em tradução livre), hotelaria, destinos turísticos inteligentes, produtos da agricultura familiar, fruticultura tropical, turismo agro tecnológico, produção de eventos, mulheres no agro e outros temas.

Na parte cultural, também até domingo (2), estão programadas 13 apresentações de valorização dos patrimônios e costumes regionais com os grupos ‘Mascarados’ de Poconé, ‘Dança do Lenços’ de Barão de Melgaço, ‘Bacuri’ de Nossa Senhora do Livramento, Associação Cultural Alemã Grüner Wald de Lucas do Rio Verde, ‘Dança Gaúcha’ de Canarana, ‘Dança Indígena Balatiponé’ de Barra do Bugres, indígenas de Querência e Campo Novo do Parecis, ‘Dança Indígena Menanehaliti’ e ‘Os de Fora’ de Tangará da Serra. Da capital, os grupos de Siriri Flor de Atalaia, Flor Serrana e Flor do Campo.

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