O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), afirmou na noite desta segunda-feira (22), durante uma entrevista ao programa Terra Viva, que participará das eleições em 2026. O senador licenciado afirmou que a preferência dele é permanecer em Brasília, mas não descarta uma eventual disputa ao Governo de Mato Grosso. Nas eleições de 2022, Fávaro foi um dos cotados para disputar o governo, mas preferiu não comprar a briga com o governador Mauro Mendes (UB), reeleito no pleito.
“Eu pretendo disputar a eleição de 2026. Confesso que se for da minha vontade, eu gostaria de disputar minha reeleição ao Senado. Eu aprendi a conviver bem em Brasília, criei boas relações, e acho que posso aprimorar ainda mais e servir ao Brasil e ao meu estado, Mato Grosso, sendo senador. Mas não descarto a possibilidade de ser candidato ao governo do Estado também”, afirmou, Fávaro.
Durante a entrevista, Fávaro destacou que um bom político tem que estar pronto para servir a população e que, particularmente, se sente com vigor físico e cada vez mais preparado para disputar um cargo eletivo nas próximas eleições gerais.
Fávaro é um dos nomes cotados mais fortes para disputar a sucessão do governador Mauro Mendes (União Brasil). Na última eleição, Faváro chegou a ser cotado a enfrentar Mauro nas urnas, mas acabou, no assumindo a coordenação do presidente Lula (PT) em Mato Grosso e apoiando a
primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro (PV).
Para 2026, na briga pelo palácio, Fávaro pode acabar enfrentando o senador Wellington Fagundes que já trabalhando em sua pré-candidatura para disputar o Paiaguás.