Exportações de milho crescem 61,87% em Mato Grosso

O estado é líder isolado no país em exportações. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), revela que o Mato Grosso do Sul escoou até março cerca de 3,99 milhões de toneladas da safra 2021/22, enquanto o Paraná 2,85 milhões de toneladas.

Entre julho de 2022 e março de 2023 foram embarcados pelo Brasil um total de 46,67 milhões de toneladas, um incremento de 13,24% em relação ao mesmo período da temporada anterior.

Unem: temos milho para suprir a demanda e impulsionar a economia circular

“Esse avanço é em decorrência da quebra produtiva na safra 2020/21 do Brasil, aliada a constante alta na demanda mundial, devido à menor produção de grandes produtores. No que tange aos países importadores, os principais são o Japão, o Irã e a Espanha, com um volume de 6,42, 5,78 e 4,78 milhões de toneladas, respectivamente”, pontua o Imea.

2023 soma mais de 4 mi/t de milho

Dados da Secex revelam que entre janeiro e março de 2023, Mato Grosso enviou para o mercado externo cerca de 4,12 milhões de toneladas de milho. Volume superior as 2,35 milhões de toneladas enviadas em igual período em 2022.

Sustentável e de grande valor agregado, etanol de milho é uma ferramenta a mais para o produtor

A China é lidera com 680 mil toneladas adquiridas, seguida da Colômbia com 540 mil toneladas, da Coreia do Sul com 420 mil toneladas. Japão e Vietnã compraram do estado nos três primeiros meses do ano 310 mil toneladas cada.

“Conforme a série histórica, a tendência é que para os próximos meses o volume exportado reduza, devido à menor disponibilidade do produto no mercado nacional”, frisa o Imea.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *