O ex-secretários de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva e Milton Corrêa da Costa Neto, não estarão presentes nas oitivas da Comissão Processante na Câmara que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nesta segunda-feira (13). De acordo com o vereador Wilson Kero Kero (PMB), presidente do grupo de trabalho, a defesa tenta “protelar” o andamento do processo. Nenhum documento foi apresentado por Célio ou Milton e ambos pediram para remarcar as audições.
“Foi feito a confirmação. Enviamos o oficial de Justiça, o Milton está em viagem com o pai doente, mas não mandou nada de médico, atestado, algo que pudesse comprovar isso. Estava esperando chegar algo oficial. O Célio está viajando, falou que só chegava na sexta-feira (10) à noite. Ele falou que poderíamos mandar a intimação, mas que ele não atestaria participação pois tinha que ser presencial”, explicou Kero Kero.
A oitiva da servidora Hellen Cristina da Silva está confirmada. Ela foi intimada por oficial de Justiça na última quinta-feira (9) na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) onde presta serviço atualmente.
“A servidora não protocolou nada, foi notificada no Detran e a oitiva dela está mantida até o momento”, disse o vereador.
Kero Kero lamentou o comportamento das testemunhas. Para ele, está claro que a defesa tenta “protelar” os encaminhamentos da investigação.
“Está claro que estão protelando. Eles que têm que encaminhar as testemunhas, não somos nós que temos que ficar atrás, implorando para eles virem”, falou.
“Não estão querendo vir, isso está nítido”, emendou Kero Kero.
O pedido de remarcação das oitivas será apresentado na sessão ordinária da Comissão Processante desta segunda. O vereador garantiu a finalização do parecer para 5 de junho, mesmo que as testemunhas não sejam ouvidas.
“Vou acatar, vou deliberar hoje sobre o Célio, não sei qual será a liberação. A oitiva da menina está mantida pois não justificou se viria ou não, mas intimamos. Todos não podem vir por um motivo ou outro. Vamos fazer o máximo para remarcar. Se ouvirmos, o relator estará apto a emitir o seu parecer. Não ouvirmos, o relator também estará apto. Dia 5 de junho encerramos as instruções. Paciência. O problema é de quem tem que fazer defesa”, finalizou o presidente da Comissão.
VEJA CALENDÁRIO DAS OITIVAS
13 de maio
Milton Corrêa da Costa Neto: ex-secretário-adjunto de Saúde de Cuiabá; alvo da Operação Curare
Célio Rodrigues da Silva: ex-secretário Municipal de Saúde de Cuiabá
Hellen Cristina da Silva: servidora
15 de maio
Luis Antonio Possa de Carvalho: ex-secretário Municipal de Saúde de Cuiabá; alvo da Operação Colusão e Overpriced
Dalila Roque Ribeiro: ex-secretária-adjunto de Saúde de Cuiabá
Wellin Marcio Nascimento
17 de maio
Lucas Beresa de Paula: : advogado
Matteus Beresa de Paula Macedo: advogado
20 de maio
Gilmar Cardoso: ex-secretário-adjunto de Saúde de Cuiabá;
Benedito Oscar Fernandes de Campos: diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá; alvo da Operação Smartdog
22 de maio
Prefeito Emanuel Pinheiro