Estado registra 20,8 milhões de raios e temporais deixam estradas alagadas; vídeo

Energisa

Chuvas constantes têm causado atoleiros e dificultado o acesso a várias cidades do Norte de Mato Grosso, principalmente área rural. Os temporais também comprometem o fornecimento de energia e são obstáculo para manutenção na rede. Nesta terça-feira (17), a empresa de eletricidade informou que realiza mutirão no interior do Estado. Dados mostram que em 2022, houve 12% mais descargas elétricas que o ano anterior.

Em Gaúcha do Norte, o caminho para regiões de chácaras estão debaixo d’água próximo a divisa com o Pará. Já Peixoto de Azevedo declarou situação de emergência por conta dos estragos causados por temporais.

Segundo equipe de manutenção da empresa, nos últimos dias as cidades mais atingidas foram Cláudia, Marcelândia e Terra Nova do Norte. Já na região do Araguaia, a MT-100 tem pontos invadidos pela água. Entre Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, a correnteza abriu valas onde até os veículos mais preparados não estão conseguindo passar. Há também atoleiros entre Querência e União do Sul, onde máquinas agrícolas estão dando apoio para a passagem de carretas.

“Nós estamos com veículos próprios para essas regiões. Mas há trechos que são realmente impossíveis de serem acessados. Nestes casos, vamos andando com muito cuidado e toda a segurança pra atender as regiões. A gente vai andando e vendo se tem buraco, alguma coisa. A segurança é muito importante”, comentou o eletricista da Energisa, Elton Pinheiro.

Há locais que só são acessados de barco devido ao alto nível da água.

De acordo com dados do Grupo Storm, empresa especializada no monitoramento do clima e contratada para apoiar às ações da Energisa, Mato Grosso fechou 2022 com a incidência de 20,8 milhões descargas elétricas.

A orientação da empresa à população entre em contado com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais: Call Center – 0800 646 4196; Gisa (assistente virtual do WhatsApp) (65) 99999-7974 ou http://www.gisa.energisa.com.br/; aplicativo para celular Energisa On; ou site www.energisa.com.br.

Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E também não faça intervenções na rede, como fechamento de chaves. Esse contato pode causar acidentes sérios e até mortes. Já em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *