Especialistas – parte 2: Se há ajuda disponível no mercado, não hesite em buscá-las

Francisney Liberato

Já apresentamos diversos tratamentos para curar a ansiedade e, como sabemos, não é algo que se ajusta com um abrir e fechar de olhos. Há outros profissionais da vida moderna que também podem nos ajudar nessa superação.

Mas antes de falar dos profissionais, quero deixar bem claro que o remédio que o ansioso pode tomar deve ser tratado como algo temporário e não como um amuleto e utilizado de forma permanente.

Voltando ao assunto dos profissionais que também podem colaborar com a nossa recuperação, são:

Coaching – é uma espécie de treinador, que em diálogos e conversas com o coachee (paciente) define seus objetivos e metas delimitado a prazos.

Normalmente, os caminhos e os resultados alcançados partem do próprio coachee, pois o coach apenas o estimula a se manter focado naquilo que foi planejado, orientando-o. Essa estimulação passa pelo exercício constante de perguntas realizadas pelo coach, para que o coachee encontre as respostas dentro de si.

Ambos trabalham de forma focada para desenvolver novas habilidades ou aperfeiçoar as já existentes.

Confira alguns dos ramos de atuação de profissional do coaching: relacionamentos, família, estudo, atletas, crianças, sucesso, comunicação, oratória, liderança, negócios, financeiro etc.

Mentoring – o mentor é um profissional mais gabaritado. Ele tem domínio sobre a área de sua atuação, trabalhos e expertise comprovados. Por exemplo: já atuei como coach e mentor na área de concursos públicos, oratória, foco, produtividade, enfim. Na minha visão de coach, em diálogos, lançava diversas perguntas, a fim de obter respostas para definir os objetivos e metas. Como mentoring, eu não apenas lançava perguntas; nesse caso, por ter experiência e conhecimento, apresentava opções e alternativas para que o estudante seguisse o seu rumo de forma segura e com resultados.

Tutoring – também é um profissional com conhecimento do assunto e que entende do ramo no qual orienta e ensina. A ideia está no desenvolvimento do ser humano em uma determinada área, ensinando desde a base até o aprofundar-se no conhecimento.

A atuação do tutor é muito parecida com a do mentor. Dizem que o mentor atua de forma mais genérica e o tutor, de forma mais específica. Porém, vejo que ambos têm atuações similares, a depender do conhecimento e do profissional.

O tratamento e o acompanhamento do paciente são exercidos com um trabalho personalizado.

Counseling – é um profissional importante para o desenvolvido do paciente. É um conselheiro e um mediador de conflitos. Se há alunos em uma escola com dificuldades de relacionamento entre os colegas e com o professor ou que não conseguem enxergar o seu crescimento, o aconselhamento desse profissional auxiliará no deslinde desses dilemas.

A atuação do profissional é prática e não tem nada a ver com a exercida pelo mentor, coach e tutor.

A ideia é resolver conflitos, dificuldades enfrentadas e desafios que estamos sujeitos a enfrentar na nossa vida cotidiana.

Enfim, todos esses profissionais podem atuar de forma simultânea. Se necessário, além desses, temos outros profissionais que precisam fazer parte da equipe, tais como médicos e psicólogos, para “remar” rumo à cura da sua ansiedade.

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *