O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), usou as redes sociais nesta sexta-feira (26), para convocar uma reunião com o governador Mauro Mendes (UB) para tratar da Saúde de Cuiabá. Ambos são desafetos políticos declarados e, há anos não se reúnem para discutir os assuntos relacionados a gestão pública. Além disso, nesta quinta-feira (25), o govenador chegou a cita que a interversão deveria ser em toda a Prefeitura, não só na Secretaria de Saúde.
Emanuel gravou um vídeo em frente ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e voltou a defender que a unidade seja transferida para a gestão do Estado. A medida, inclusive, é articulada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE). Entretanto, Mendes já deixou claro que é contra.
No vídeo, o prefeito diz que atualmente o HMC possui 298 pacientes internados, sendo que 78 são moradores de Cuiabá e 220 são moradores de municípios do interior de Mato Grosso. De acordo com Emanuel, todos os recursos do HMC são oriundos da gestão Municipal e da União, sendo que o hospital acaba atendendo pacientes de todo o Mato Grosso sem ao menos receber recursos da Secretaria Municipal de Saúde.
“Estadualização é isso. Aqui é regional, se fosse pra atender a população de Cuiabá, os recursos que temos dá e sobra, aqui seria uma saúde de primeiro mundo. Aqui atende o estado todo e a população de Cuiabá tá ficando sem leito, sem espaço e temos que pagar a conta sozinhos, isso não é correto”, declara Emanuel.
“Eu estou fora do processo eleitoral esse ano e não estou preocupado com política. Eu quero discutir a solução para Cuiabá e Mato Grosso, porque Cuiabá carrega a saúde do Estado nas costas. E eu só vejo uma solução para isso, sentar a mesa, honrando os cargos que ocupam, o prefeito e o governador do Estado. E ai, Mauro? Vamos nessa? Que dia você pode me receber em audiência para tratar da saúde pública de Cuiabá e de todo Mato Grosso?”, intimou o prefeito.
Para Emanuel, o governo precisa ajudar mais. “A União ajuda, Cuiabá banca tudo e o Estado pouca coisa e quase nada. Isso não é justo”, finaliza.
Veja vídeo: