As eleições unificada para novos membros dos conselhos tutelares em todo o Brasil, para o mandato de 2024 a 2028, acontece neste domingo (1°). Todos os cidadãos maiores de 16 anos podem votar, em um único candidato, para a atuação no conselho tutelar da região em que residem. Os votos serão computados em urna eletrônica.
Os conselheiros tutelares são os responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e adolescentes.
No dia da votação é necessário apresentar documento original oficial com foto ou e-título. Sem os documentos, não é permitido votar. Além disso, os eleitores precisam estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Eleição
O processo de escolha dos conselheiros é composto por quatro fases, todas de caráter eliminatório: exame de conhecimento específico, análise da documentação e registro de candidatura, eleição dos candidatos por meio de voto direto, secreto e facultativo e, para os escolhidos pela população, curso de formação inicial, com frequência obrigatória e carga horária mínima de 40 horas.
Os eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2024.
Votação em Cuiabá
Para a escolha de cinco membros titulares e de cinco membros suplentes, os locais em Cuiabá foram divididos por regiões, onde existem unidades dos Conselhos Tutelares.
Foram classificados para participar do processo eleitoral os 25 mais bem colocados para cada um dos seis conselhos. Segundo informações do Conselho, 669 pessoas participaram do processo seletivo para concorrer às vagas disponíveis nos conselhos tutelares da Capital.
Confira os locais de votação em Cuiabá aqui.
Várzea Grande
Já em Várzea Grande, região metropolitana da Capital, 53 candidatos estão habilitados para concorrer a uma das 15 vagas para conselheiro tutelar. A cidade conta com três unidades da instituição: Centro, Jardim Glória e Cristo Rei.
Confira os locais de votação aqui.