A vereador Edna Sampaio (PT), reuniu apoiadores em frente à Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta terça-feira (5), para comemorar seu retorno à Casa de Leis. Ao som de samba-enredo a vereadora foi recebida e discursou para eleitores que comemoravam seu retorno. Em seguida, a vereadora ocupou as galerias da Câmara com os membros do mandato coletivo.
Edna entregou rosas vermelhas ao parlamentares do plenário e mesa diretora. A petista também ofereceu um café na área externa, em frente ao Centro Geodésico. Sobre a demora para Chico ser notificado, a vereadora desconversou e remeteu a responsabilidade ao presidente da Câmara.
“Acho que o que a gente veio fazer aqui, nós já fizemos, tomamos posse do nosso mandato. Agora, se o presidente da Casa entende que mesmo sabendo da decisão, mesmo a Câmara tendo sido notificada ainda assim vai insistir em manter meu mandato interditado, acho que cada um que responda por aquilo que irá fazer porque vejo que a gente tem responsabilidade seja individual ou institucional. Estou aqui para marcar a minha volta de onde não deveria ter sido retirada da forma que fui e de forma nenhuma. Durante todo esse processo, eu evitei chorar. A lagrima não ia resolver a atrocidade que fizeram nosso mandato e comigo pessoalmente. Queria muito agradecer a vocês, porque não é fácil acreditar numa verdade, quando a mentira é contada tantas vezes para derrotar uma única mulher”, disse.
“É muito difícil para mim voltar ao local, com 24 pessoas, sendo que dessas 21 construíram um consenso para me retirar daqui”, completou.
O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), recebeu nesta terça-feira (5) o oficial de Justiça e assinou a intimação sobre o cancelamento do processo de cassação da vereadora. Em seguida Chico encaminhou o documento ao Apoio Legislativo, dando início ao processo de recondução da parlamentar.
Segundo o vereador, primeiro será cancelado o termo que deu posse a Robinson Cireira (PT). O próximo passo é a edição do termo que reintegra Edna ao plenário. A vereadora volta a participar das sessões a partir desta quinta-feira (7).