Duas novas obras do Bus Rapid Transit (BRT) vão promover mais intervenções na avenida da FEB, em Várzea Grande, a partir desta quarta-feira (24). A primeira já passa a valer no primeiro dia e a outra será a partir de sexta-feira. Cabe destacar que uma interdição iniciada no dia 10 de janeiro, próximo à Ponte Júlio Müller, no acesso à FEB, ainda está em vigor.
A nova interdição, que entra em vigor nesta quarta-feira será no sentido Cuiabá para o centro de Várzea Grande, a partir da rotatória que dá acesso ao bairro Construmat até a rua da Habilitação, próximo ao viaduto Isabel Campos. Neste trecho, será implantada a Estação de Embarque e Desembarque Vereador Abelardo Azevedo e feita a realocação da Rede de Energia Elétrica e de Iluminação Pública.
Nesse ponto de interdição, o trânsito será desviado da avenida da FEB para as pistas de concreto e de futura rodagem do BRT.
Aqueles que se utilizam da avenida Vereador Abelardo Azevedo, do bairro para a avenida da FEB, poderão acessar a mesma rota de concreto de futura passagem do BRT para ir no sentido centro de Várzea Grande-aeroporto.
Para quem estiver no bairro Construmat e adjacências, no Grande Cristo Rei, deve optar como alternativa para o centro de Várzea Grande, ir pelas ruas e avenidas dos bairros até acessar a avenida 31 de Março.
SEGUNDA NOVA INTERDIÇÃO
A segunda nova interdição que inicia na sexta-feira vai no sentido Várzea Grande para Cuiabá, desde o viaduto Isabel Campos, passando pela FEB Saúde até o acesso à avenida Dom Orlando Chaves, que dá acesso tanto ao Grande Cristo como à avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, pela Ponte Elisa Bocaiúva, mais conhecida como Ponte Nova.
ROTA ALTERNATIVA
Nesta segunda intervenção, o trânsito também será desviado da avenida da FEB para a pista central de concreto por onde futuramente passará o BRT.
Veja:
O coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar Arruda Vello, assinalou que as obras são parte do projeto original e mais equipes de trabalho estão sendo colocadas pelo consórcio Construtor BRT Cuiabá/Várzea Grande para que elas tenham o prazo de execução acelerados e sem perda da qualidade.
“Passamos a exigir mais celeridade e mais pessoal para que o impacto no dia a dia da população seja o menor possível, sem nos descuidar da qualidade das obras que são fundamentais para a mobilidade urbana das duas principais cidades de Mato Grosso”, disse Cidomar Arruda.
Ele ponderou ainda que tanto as equipes do governo do Estado quanto de Várzea Grande trabalham juntas para facilitar o dia a dia dos usuários do transporte coletivo e para os condutores de veículos. “Reunimos o pessoal técnico e mais as forças policiais como a Polícia Militar, a Guarda Municipal para que o trânsito possa fluir dentro das possibilidades de forma mais célere”, explicou o coordenador.
Ele lembrou ainda que desde o início das obras de implantação do BRT, diversos desvios pelos bairros foram definidos em ambos os lados das avenida da FEB, como forma alternativa para aqueles transitam entre Várzea Grande e Cuiabá, procurando assim evitar a formação de engarrafamentos.
“Nosso trabalho sempre foi no sentido de evitar o máximo de transtorno para os usuários do transporte coletivo e condutores de veículos. As obras do BRT estão voltadas para melhorar os serviços prestados a população e para valorizar Várzea Grande e Cuiabá que foram penalizadas com as obras da Matriz de Mobilidade da Copa do Mundo de 2014”, disse Cidomar Arruda Vello.