A Secretaria Municipal de Saúde realizou um concurso público em janeiro deste ano, após quase uma década sem oferecer vagas para a área da saúde. O processo seletivo foi bem-sucedido, com mais de 28 mil pessoas realizando as provas dentre as mais de 38 mil inscrições realizadas. A lista preliminar de classificados na primeira etapa já está disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do concurso.
O prefeito Emanuel Pinheiro comentou a respeito do sucesso do processo seletivo, afirmando que ocorreu sem intercorrências e com uma baixa taxa de abstenção. A banca organizadora do certame analisou todos os recursos impetrados e entregou a lista preliminar de classificados em menos de um mês após a data das provas.
De acordo com o cronograma divulgado na edição suplementar nº 569 da Gazeta Municipal, após o período para recursos, os classificados deverão enviar seus títulos por meio de um link que será disponibilizado no site do IBFC. A avaliação de títulos acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de março, e a comissão responsável analisará toda a documentação enviada. Os candidatos que obtiverem maior pontuação, de acordo com o edital, serão aprovados e passarão a ser servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo, foram oferecidas 2.162 vagas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para nível médio e superior. Das vagas disponibilizadas, 221 são especificamente para médicos. Com o sucesso do processo seletivo, espera-se que os novos servidores possam contribuir para a melhoria do atendimento na área da saúde no município.