‘Dívidas de governos anteriores continuam sendo dívidas do Estado’, afirma Prefeitura

POR: GAZETA DIGITAL

Por meio de nota a Prefeitura de Cuiabá afirmou que as falas do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apenas confirmam que os repasses do Governo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são baixos.

Desde que reassumiu o comando da SMS a Prefeitura de Cuiabá vem divulgando que o Estado de Mato Grosso deixou de repassar altos valores para a Saúde, o que contribuiu com a crise na capital

Em resposta, o secretário Gilberto Figueiredo contestou e pediu provas, apresentando também alguns números. Disse também que a Prefeitura apresentou dívidas de governos anteriores.

A SMS explicou que, de acordo com os dados apresentados pelo secretário, os repasses mensais seriam de R$ 11,5 milhões, o que ainda está abaixo do necessário.

Também reforçou que Cuiabá atende cerca de 50% de pacientes de todo o estado e que parte dos valores repassados foram destinados a hospitais filantrópicos, que não são administrados pelo município.

Leia a nota na íntegra:

“Em relação às falas do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo sobre os repasses realizados para a Secretaria Municipal de Saúde em 4 anos, a Prefeitura esclarece:

– Ao alegar que repassou em 4 anos o montante de 556,4 milhões, o secretário estadual comprova que esse valor de fato é ínfimo como vem sendo salientado pelo Município;

– Dividindo o valor 556,4 milhões por 4 anos, chega-se ao montante de 139,1 milhões por ano e ao total de 11,5 milhões por mês;

– O gabinete de intervenção apontou um custo mensal mínimo de 120 milhões por mês da SMS e repassa 11,5 milhões, o que corresponde a 9,6% do total da despesa, sendo que Cuiabá atende cerca de 50% de pacientes de TODO O ESTADO;

– Importante destacar que dentro deste valor de 556,4 milhões em 4 anos, 108,1 milhões foram para os hospitais filantrópicos e 59,4 milhões para atendimentos a pacientes com Covid. Levando-se em conta que a capital não recebe mais recursos para Covid, Cuiabá recebeu do estado 388,9 milhões nestes 4 anos, o que levou a um valor de 97,2 milhões por ano. Dividindo-se em valor por 12 meses, a capital recebeu do estado 8,1 milhões por mês. Ou seja, o estado confessa que repassou apenas 6,7% das despesas mensais da saúde de Cuiabá (tirando os pacientes Covid e Filantrópicos).

– O Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, que é totalmente público, mantém em seus leitos 45% de pacientes oriundos de diversos municípios de Mato Grosso. Todo o serviço médico, insumos e medicamentos desses pacientes são bancados por Cuiabá, sendo que o Estado é que deveria pagar pelo tratamento destas pessoas.

– Para finalizar, é importante que o secretário estadual de Saúde e o governador tenham ciência de que dívidas de governos anteriores continuam sendo dívidas do Estado para com Cuiabá, pois elas são atreladas ao CNPJ do ente público, não ao CPF dos gestores.”

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *