O deputado estadual Diego Guimarães, defende que o Republicanos esteja na linha de frente das eleições 2024, e para isso já declarou a sigla que seu está a disposição. Nos últimos meses Diego vem trabalhando para convencer o presidente nacional do partido e ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, sobre apoiar sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá.
Em conversa com jornalista nesta quinta-feira (13), Diego apontou que que esse passo dá projeção política à sigla além de fortalecer a base do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para disputar o Paiaguás nas eleições de 2026.
“Vou apresentar meu nome ao presidente, vou conhecê-lo, ainda não conheci pessoalmente. A gente vai conversar sobre isso internamente e aí uma decisão pode sair sim a partir de amanhã. Mas depende também não só da vinda do presidente, depende da executiva municipal […] aceito penas para candidato a prefeito, a vice em hipótese alguma. O Republicanos é um partido grande, merece respeito nesse processo de decisão da majoritária. Nós temos dois vereadores de mandato, uma chapa de vereadores extremamente preparada”, destacou Diego.
“O republicanos tem condições de disputar uma majoritária. Depende do partido bater isso daí para que nas convenções a gente tome uma decisão […] eleição só perde quem não disputa e o Republicanos perderá muito se não disputar, seja na cabeça [prefeito] ou seja na vice. Mas acredito que tenha que ser na cabeça. É um partido grande, um dos cinco maiores partidos do Brasil. Tem pretensões de eleger em 2026 o governador Tarcísio de Freitas”, completou.
Diego afirmou estar ciente que isso distanciaria o partido do União Brasil. Porém, ele argumentou que o Republicanos não está “casado” com a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (UB).
“Existe um namoro. Mas passar no papel, só na convenção. Existe a necessidade de aliança? Inclusive, grande arco de alianças até atrapalha a votação”, desconversou.
Nesta quinta-feira, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira esteve em Cuiabá com a cúpula do seu partido, na noite desta quinta-feira (13). Diego deve ser reunir com Marcos nesta sexta-feira (14).