O deputado estadual e pré-candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) defendeu que o Governo do Estado assuma a gestão dos procedimentos de alta complexidade da Saúde de Cuiabá. Ele explicou que a medida ajudaria a quitar as dívidas da pasta.
Os procedimentos de alta complexidade são aqueles que demandar tecnologia de ponta e alto custo. Eles são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns convênios, desde que a equipe médica de cada paciente constate necessidade.
“O Estado pode e deve assumir a gestão da alta complexidade [na Saúde], porque orienta o atendimento de toda a população do Estado. Se assume, faz com que parte do recurso da prefeitura não vá para essa área e, por outro lado, concentra e energia na atenção primária, no cuidado da população onde ela vive”, explicou.
“Com esses recursos, temos condições de mobilizar equipes de Saúde em uma força-tarefa para irem ao encontro das pessoas e abrir as portas das unidades de Saúde”, acrescentou.
Lúdio, ainda, destacou a importância de uma aliança entre prefeito e governador para que a estratégia seja eficiente.
“Tem que acabar com briga política, chega dessa história de prefeito e governador ficarem brigando, porque a população paga o preço ao ficar desassistida”, disse.
“Se o maior problema [de Cuiabá] está na Saúde, temos que sentar à mesa e repactuar. Isso é importante para a população de Cuiabá e de todo o Estado. Cuiabá é a capital e sempre será referência para a população do interior”, completou.