Deputado Diego Guimarães destaca ações à frente da Assembleia e fala sobre futuro político

O  deputado colocou seu nome à disposição do Republicanos, para construção de uma candidatura à Prefeitura de Cuiabá, em 2024. O Cuiabá Notícias entrevistou, Diego, onde o parlamentar falou sobre seu futuro político e os trabalhos que vem realizando pelo Estado frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta de disputar o Alencastro visa fortalecer a legenda para as eleições estaduais de 2026. Apesar da chancela, Diego pondera que ainda há muito tempo até as convenções e que composições podem ser fechadas, mas afirmou que já colocou seu nome à disposição do partido.

O partido Republicanos vem trabalhando na construção de uma candidatura para concorrer nas eleições ao Alencastro. 

“O Republicanos tem um projeto para Cuiabá. Nosso partido não se furtar em participar de uma eleição da Capital de todos os mato-grossenses, não adianta ter um Mato Grosso e uma Capital extremamente fraca, enfraquecida como vem acontecendo com a gestão Emanuel Pinheiro (MDB). Nosso partido hoje tem três vereadores dentro do parlamento municipal, Eduardo Magalhães, Maysa Leão e o Dr. Luis Fernando, vereadores de oposição ao prefeito, que tem se posicionado de maneira muito firme, e contra a forma que vem sendo gerida a gestão Emanuel Pinheiro”, comenta.  

O deputado é pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá? 

“Nosso nome foi consultado sim para ser candidato à Prefeitura de Cuiabá, eu estou à inteira disposição. Mas também entendo que a pré-campanha e o afundamento desses projetos políticos partidários devem acontecer em um momento mais avançado. Eu acho que anteciparam muito esse debate. Vejo pré-candidatos se degradando dentro da própria sigla e isso não é saudável, não é momento ainda. A maioria deles  que estão se colocando como candidatos são mandatários, então cada qual tem que cuidar do seu mandato. Hoje estou como deputado estadual, tenho compromisso com todo o Estado de Mato Grosso, não só com a Baixada Cuiabana, mas também com extremo norte. Então vou deixar para afunilar, para debater isso com mais profundidade  e firmar com qualquer que seja o posicionamento do partido em 2024”, conta Diego. 

Como o deputado vê a gestão Lula neste primeiro semestre ?

“O retrocesso já é uma marca do governo Lula, se agente pegar esse oito meses de gestão a gente percebe, o descontrole de gastos do Governo Federal, fazendo que o endividamento do Brasil volte a ser uma realidade, a ampliação no números de ministérios com a única finalidade de manter uma base no Congresso Nacional. O enfrentamento de políticas públicas que precisavam ser feitas não estão sendo feitas, está mais preocupado com narrativas de políticas, com supostos atos golpistas, de tentar de qualquer forma vingar as pessoas que o condenaram à prisão por ato de corrupção, comprovadamente existentes”.

“Infelizmente eu vejo que o Brasil vai realmente retroceder nos próximos quatro anos com  a gestão do PT. Voltamos a ter invasão de terras, coisa que que não acontecia a muito tempo, os pilares da sociedade brasileira ficaram estremecidos. O investidor hoje se mostra muito temeroso, o investidor internacional não quer investir no Brasil, e isso, são preocupações que hoje nós temos e que infelizmente são consequências das escolhas erradas feitas pelos brasileiros nas urnas nas eleições de 2022”.

Em seu primeiro semestre como deputado, como avalia sua atuação no parlamento estadual?

“Foi um primeiro semestre de muito aprendizado, mas também  de muitas entregas, resultado de nosso mandato. Avançamos como membro da Comissão de Constituição e Justiça e Redação, atualmente a Comissão Industria, Comércio e Turismo. Só na CCJ foram mais de 300 processos de leis relatados, fundamos a Frente Parlamentar de Defesa de Comércio, Bens e Serviços. Frente à CPI da Telefonia, tivemos diversos avanços, levando internet 4G para diversos municípios do Estado.  Foram mais de 2.500 reclamações colhidas pela nossa CPI. Temos mais de 20 proposituras de projetos de lei em trâmite na Casa, outros projetos de aprovados, Então tivemos um primeiro semestre bastante agitado, diversificado, mas com muitas entregas dentro daquilo que a gente expectativa em poder corresponder os anseios daqueles que votaram em mim”.

O deputado é autor de alguns projetos que estão em tramitação, entre eles quais considera mais importantes neste momento?

“Temos diversos projetos tramitando na casa, doi deles posso falar que são especiais, por exemplo, a PEC da Eficiência, que é um emenda Constitucional que vai alterar a condição do Estado de Mato Grosso, na criação de critérios objetivos e qualitativos, na avaliação da prestação de serviços de saúde, em Mato Grosso visando sempre a entrega do serviço à população, dando a possibilidade do cidadão avaliar a qualidade do serviço público de saúde. Temos ainda o projeto de Lei que regulamenta como os fiscais da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), vão atuar na fiscalização de supostos crimes ambientais com intuito claro nosso, de impedir que queimas desnecessárias de maquinários continuem acontecendo em Mato Grosso, o que pretendemos é que, o que realmente seja exceção e que a queima seja  uma realidade apenas quando não tiver outra alternativa, que infelizmente não é o que está acontecendo. esse projeto já está em segunda votação na AL”.

Como estão os avanços da CPI da Telefonia? 

“Na CPI da telefonia como eu disse, ela já teve diversos avanços. Fechamos um relatório preliminar da infraestrutura da telecomunicação que as empresas têm, constatando a ausência de mais de duas mil antenas no Estado. Então a um déficit ai de mais de duas mil antenas partindo da premissa de um antena a cada dez mil habitantes que seria o aceitável de acordo com a Associação Brasileira de Infraestrutura de Telecomunicação (Abrintel), então avançou bastante a pejorativa das empresas mais de duas mil reclamações foram colhidas pela CPI, já teve audiências públicas realizadas no interior, reuniões que nós já fizemos na anatel e também nos Ministério das Comunicações e alguns avanços que eu posso citar aqui como o caso de Água Boa, Santo Antônio de Leverger, na Agrovila das Palmeiras, agora a confirmação que nós vamos ter internet de telefonia em Bom Jardim lá em Nobres, então vários avanços está acontecendo pelo Estado inteiro os investimentos estão acontecendo pelas empresas de telefonia, espero muito que até final do ano a gente possa entregar ainda mais pelos mato-grossense no quesito telefonia”. 

O deputado vem atuando fortemente em todo o Estado. Como vê o desenvolvimento e economia de Mato Grosso? 

“O Estado de Mato Grosso, é ponto fora da curva no Brasil, a gente vê o quanto tem crescido. é um Estado que não se preocupa muito com a queda no preço de commodities, o quanto caiu a soja, o milho, a carne bovina. O estado que vem crescendo de uma maneira espetacular, impressionante, temos uma taxa de desemprego de menos 3%.  E isso acontece de Norte a Sul, leste a Oeste, se você pegar Guarantã do Norte, região Sul, Rondonópolis vai pegar Comodoro, olha pra água boa, Querência, Canarana, Confresa o quanto o estado tem crescido e isso nos impressiona, nos deixa muito feliz e com mais vontade de trabalhar por esse estado gigante”.

Carreira Política

Eleito deputado estadual nas eleições de 2022, Diego Arruda Vaz Guimarães (Republicanos), vem atuando fortemente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Diego entrou para a política em 2016, quando teve sua primeira candidatura a disputa por vereador de Cuiabá que resultou em 3.183 votos. Em 2020 foi eleito o vereador mais votado de Cuiabá com 4.179 votos.

Como vereador atuou fortemente, fiscalizou os recursos da saúde,  transitou em todas as áreas, apresentando projetos que viraram leis e beneficiam o cidadão. Entre elas a criação do Cadastro Municipal de Pessoas Portadoras de Lúpus, gratuidade na inscrição em corridas para Pessoas com Deficiência e é autor da lei que limita o tempo de espera em filas de cartório. 

Em 2022 foi eleito deputado estadual com 25.907 votos.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *