POR: MÍDIA JUR
O deputado e sargento da Polícia Militar, Elizeu Nascimento (PL), fez um gesto nazista ao jurar a Constituição Estadual durante a posse dos deputados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na manhã desta quarta-feira (01).
Não é possível afirmar se o gesto foi feito por desconhecimento por parte do deputado ou foi uma escolha proposital.
Fato é que todos os demais deputados que tomaram posse colocaram a mão no peito durante o juramento, seguindo o rito da cerimônia.
Imagens obtidas pelo Midiajur mostram o momento em que o parlamentar levanta a mão em uma altura pouco usual em juramentos do tipo.
O gesto é reconhecido de forma histórica e politicamente como uma saydação nazista. A saudação siginfiica ‘Sieg Heil’ (Salve a Vitória).
A saudação feita por Elizeu pode ser considerada semelhante ao juramento à bandeira. No entanto, o gesto é feito com os braços retos. Além disso, no momento da posse os deputados não estavam jurando a bandeira.
Um decreto de 1966 que regulamenta a lei do Serviço Militar descreve que a posição de respeito à bandeira é com “o braço direito estendido horizontalmente à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos e palma para baixo”.
Manifestações e símbolos de conotação nazistas são proibidos no Brasil. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu investigação, em novembro do ano passado, por conta de manifestação semelhante feita por manifestantes bolsonaristas no estado.