A Associação Casa de Oxóssi está com inscrições abertas para o curso livre de Ritmos Afro-brasileiros, que ocorrerá no próximo sábado (24), das 15h às 18h. A atividade faz parte do projeto Tambores de Odé, que foi contemplado no edital das Redes de Ponto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Com o objetivo de disseminar os ritmos afro-brasileiros e sua influência na cultura, o curso ensina sobre danças dos orixás, cantigas tradicionais e ritmos, como ijexá e agueré. Os participantes também terão a oportunidade de aprender sobre os orixás e a importância da música e da dança nas religiões de matriz africana.
“Nas religiões afro-brasileiras, os sons e os movimentos ordenados no tempo de forma rítmica, são uma espécie de condutor do Axé – a energia vital que está à nossa volta. Assim como os fios conduzem a eletricidade, a dança e a música nos conectam com o sagrado”, explica o Babalorisá Jupirany de Odé, idealizador do curso.
Um corpo docente de pedagogos e arte-educadores envolvidos na religião conduzirá as aulas, oficinas e visitas. De acordo com a produtora cultural e coordenadora do evento, Tuanny Godoi, o escopo busca aliar o conhecimento das tradições religiosas ao ensino formal.
“A equipe envolvida no projeto é formada por pessoas com grande conhecimento e representatividade na religião. O projeto Tambores de Odé é uma forma de mostrar que o culto aos Orixás também permeia a cultura popular mato-grossense”, informa Tuanny.
Além de estimular a audição e os movimentos do corpo, o evento contará com comidas tradicionais de terreiro, como acarajé e vatapá. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo formulário online (link AQUI)
Serviço | Curso livre de Ritmos Afro-brasileiros
Data: sábado (24), das 15h às 18h
Local: Associação Casa de Oxóssi (Rua C, quadra 14, casa 13, bairro Flamboyant – Cuiabá)
Inscrição gratuita: AQUI
Informações da Secel-MT