Após sete derrotas consecutivas, o Cuiabá venceu Metropolitanos-VEN por 3×0 pela quarta rodada da Copa Sul-Americana, na Arena Pantanal na noite de quarta-feira (8). A partida marcou a estreia do técnico português Petit. Sobral abriu o marcador com belo gol e Pitta ampliou com cabeçada certeira. O atacante paraguaio definiu o confronto marcando um golaço já no final da partida.
Com o resultado, o auriverde soma oito pontos, e reassumiu a liderança do Grupo G, mas pode perder a posição dependendo do Lanús, que joga nesta quinta-feira (9), contra o Garcilaso. Já o adversário amargou a lanterna.
Apesar da liderança na Sula, a situação do Dourado é complicada, sobretudo no Brasileirão, competição que ainda não marcou gols e nem pontuou e segue na lanterna. São quatro jogos, quatro derrotas, dez gols sofridos e nenhum marcado.
Petit agora tem a missão de reerguer o time, que ainda se divide entre Copa do Brasil, em que foi derrotado para o Goiás, e Copa Verde, onde busca reverter a derrota na ida da semifinal para o Vila Nova.
Primeiro tempo
O Cuiabá dominou toda a etapa. Começou incisivo e criando boas oportunidades. Pitta teve uma chance clara aos 8 minutos, mas parou no goleiro Villete e Rikelme quase abriu o
marcador aos 22, em cobrança de falta que passou muito perto da meta adversária. A esquadra mato-grossense continuou assumindo a postura de mandante e ditando o ritmo, até que conseguiu balançar as redes aos 38 com belo gol de Fernando Sobral.
Em contragolpe de placa, Pitta invadiu a área, passou pelo primeiro marcador e rolou para Denilson, que ajeitou de primeira para Sobral. O camisa 88 pegou de primeira, de chapa, e estufou as redes para abrir a vantagem no marcador.
O Metropolitanos, por sua vez, não incomodou o goleiro Mateus Pasinato que quase não teve trabalho na etapa.
Segundo tempo
O Dourado continuou mandando no ritmo do jogo na segunda etapa, mas tirou o pé do acelerador pelo menos até os 22, quando Isidro Pitta ampliou após arrancada de Matheus Alexandre. O centroavante paraguaio, bem posicionado dentro da área, recebeu o cruzamento e desviou de cabeça, sem chances para o arqueiro adversário.
Antes disso, quem quase diminuiu foram os Los Violetas, aos 21, quando a defesa auriverde afastou mal e a bola sobrou para Leonardo Pérez. Ele pegou de prima e finalizou com muito perigo.
Aos 32, Denilson chegou a marcar o terceiro, mas teve o gol anulado por impedimento de André Luis na jogada. O lance precisou ser analisado no VAR pelo árbitro Derlis Lopez. Pouco depois, Pitta marcou uma pintura para definir o marcador.
O centroavante paraguaio aproveitou o espaço da intermediária e acertou um balaço de longe. De chapa, ele colocou a bola no ângulo de Villete.
O próximo compromisso auriverde na Sula será na quarta-feira (15), quando recebe o Deportivo Garcilaso, clube peruano que foi superado pelo Dourado na rodada passada. Antes disso, recebe o Vila Nova na Arena Pantanal, no sábado (11), quando vai tentar reverter a derrota por 2 a 0 na ida das semifinais da Copa Verde.
Os Los Violetas de Caracas joga no sábado contra o Deportivo La Guaira, pelo campeonato Venezuelano e, depois, volta pra Sula contra o Lanús, na quarta (15).