Um bebê indígena de 1 ano e um menino de 9 anos morreram após complicações da dengue nesse domingo (26), em Primavera do Leste e Rondonópolis, a 239 km e 218 km de Cuiabá, respectivamente. Eles aguardavam um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio de nota, informou que o bebê indígena era de General Carneiro e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera na quarta-feira (22) diagnosticado com dengue e sinais de desnutrição.
Então, foi solicitado ao estado, com urgência, uma vaga de UTI pediátrica, mas foi informado que outras 32 crianças na fila. Devido à gravidade do estado de saúde, o bebê permaneceu internado na unidade de saúde, mas não resistiu às complicações e morreu.
Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a criança de 9 anos chegou no Pronto Atendimento Infantil na quinta-feira (23) e exames laboratoriais apontaram o quadro de dengue hemorrágica.
A equipe médica apontou a necessidade de UTI, onde recebeu todos os cuidados necessários, mas, infelizmente, veio a óbito.
Em nota, a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MT informou que a equipe buscou leitos para atender os pacientes, e divulgou que pretende ampliar as vagas nas UTIs pediátricas. Informou ainda que irá ampliar os leitos das unidades de saúde geridas pelo governo do estado.
Leia a nota na íntegra: