Crianças morrem com dengue à espera de UTI pediátrica em MT

Foto: Walter Quevedo/TV Centro América

Um bebê indígena de 1 ano e um menino de 9 anos morreram após complicações da dengue nesse domingo (26), em Primavera do Leste e Rondonópolis, a 239 km e 218 km de Cuiabá, respectivamente. Eles aguardavam um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio de nota, informou que o bebê indígena era de General Carneiro e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera na quarta-feira (22) diagnosticado com dengue e sinais de desnutrição.

Então, foi solicitado ao estado, com urgência, uma vaga de UTI pediátrica, mas foi informado que outras 32 crianças na fila. Devido à gravidade do estado de saúde, o bebê permaneceu internado na unidade de saúde, mas não resistiu às complicações e morreu.

Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a criança de 9 anos chegou no Pronto Atendimento Infantil na quinta-feira (23) e exames laboratoriais apontaram o quadro de dengue hemorrágica.

A equipe médica apontou a necessidade de UTI, onde recebeu todos os cuidados necessários, mas, infelizmente, veio a óbito.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MT informou que a equipe buscou leitos para atender os pacientes, e divulgou que pretende ampliar as vagas nas UTIs pediátricas. Informou ainda que irá  ampliar os  leitos das unidades de saúde geridas pelo governo do estado.

Leia a nota na íntegra:

”Com relação aos pacientes citados na reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Central Estadual de Regulação, informa que as equipes técnicas envidaram todos os esforços na localização de leito de UTI que atendesse a todas as necessidades do quadro clínico dos referidos pacientes. O Estado já trabalha para abrir mais leitos de UTI pediátricas nos hospitais regionais”, disse.
”Em Sinop, devem ser disponibilizados 10 novos leitos intensivos até o mês de abril. Além dos leitos intensivos, serão ofertados 15 leitos pediátricos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5 leitos de retaguarda infantil no hospital. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 22 milhões por ano nesta ampliação. A abertura de outros leitos nas demais unidades geridas pelo estado será realizada de forma estratégica. Assim que a análise para o incremento de UTI pediátrica for concluída, a pasta divulgará oficialmente”, informou.
”A secretaria esclarece que existem 88 leitos de UTI pediátrica em Mato Grosso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, 22 leitos de UTI pediátrica são geridos diretamente pelo Estado nos hospitais regionais. Os demais leitos são co-financiados pelo Estado junto aos municípios”, completou.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *