A grande final do MT Steak está se aproximando. O terceiro e último episódio do reality que irá escolher o corte bovino inédito, símbolo de Mato Grosso, será exibido no dia 07 de agosto (segunda-feira), no Canal Sabor & Arte, a partir de 21h30 (horário de Brasília).
Os finalistas selecionados são André Vitaliano, Zigomar de Oliveira Bastos, Paulo Sérgio da Cruz, Waldez Miranda e Leonardo França da Silva, mas apenas um corte de autoria própria será o escolhido e o ganhador vai levar para casa R$ 50 mil como prêmio, além de possivelmente ter seu corte produzido pela indústria frigorífica e receber o símbolo MT Steak.
Comandado pelo chef e especialista em churrasco Bruno Salomão, o reality MT Steak conta com três episódios, onde os cinco finalistas apresentam cortes de sua autoria para uma banca técnica – formada pelos renomados chefs Idolo Giusti, Fininho, Clarice Chwartzman, Rodrigo Bueno e Roberto Bocabello – que deverá considerar aspectos do corte, preparo e características sensoriais.
O concurso MT Steak, criado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países.
“O Imac tem a missão de promover a carne de Mato Grosso e o MT Steak é o nosso grande programa de comunicação, encontrar um corte que represente todas essas características do estado de Mato Grosso, em relação a sua qualidade, a sua sustentabilidade e sua vocação em atingir novos mercados”, ressaltou o presidente do Imac, Caio Penido.
Episódios
O reality para amantes da carne teve seu primeiro episódio exibido no dia 24 de julho. Nesta edição, conhecemos os cinco finalistas da competição, os jurados e as regras do preparo, como utilizar somente o sal como tempero.
O primeiro a apresentar seu corte foi o açougueiro Leonardo França da Silva, que preparou uma carne formada pela cabeça de lombo, costela de dianteira, paleta fina e peixinho, referenciando o dianteiro do boi. Paulo Cruz foi o segundo a apresentar seu corte autoral. O churrasqueiro preparou um pedaço de carne proveniente da área da paleta grossa do dianteiro do boi.
O segundo episódio, exibido no dia 30 de julho, teve a participação de mais dois finalistas. Na edição, o chef André Vitaliano preparou um corte de steak grelhado em tiras do contrafilé da 13ª vértebra, três carnes: bananinha, contrafilé e ceja. Conhecido como o “Cara do Churrasco”, Waldez Miranda foi o quarto finalista a apresentar seu corte. O churrasqueiro preparou uma carne formada pelo miolo da alcatra e capa de gordura.
Os jurados saíram surpresos com os cortes apresentados e ansiosos para avaliar a última carne, que será preparada pelo açougueiro Zigomar de Oliveira Bastos. “Os finalistas são incríveis. A gente conseguiu ver cortes de qualidade técnica e uma concepção fantástica. Agora, só falta um candidato para apresentar seu corte para os jurados avaliarem, contabilizarem os pontos e finalmente descobrimos quem será o grande campeão do MT Steak”, ressalta Bruno Salamão.
MT STEAK
O concurso MT Steak foi lançado em 2022, em Cuiabá -MT, com o principal objetivo de promover a carne de Mato Grosso, considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade.
O certame foi aberto para moradores de Mato Grosso, independentemente de ser ou não profissional de gastronomia ou da carne. A 1ª etapa foi realizada de forma virtual. Mais de trinta participantes enviaram vídeos com sugestões de cortes inovadores, onde os cinco melhores foram selecionados.
A última fase do concurso é preparar o corte inédito no reality MT Steak, que foi gravado em julho de 2023, na capital mato-grossense, com produção e edição do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
As provas foram acompanhadas por técnicos da Comissão Avaliadora do Imac e por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com notório saber na área e chefs de cozinha especializados em preparo de carne bovina.
O concurso MT Steak é transmitido pelos canais do Grupo Band: Canal Sabor & Arte, Band News, Agro Mais, Terra Viva e pelo YouTube e canais de comunicação do Imac: no site imac.agr.br e nas redes sociais oficiais da instituição.