LUIZ HENRIQUE SOUTO
A construção civil é um dos setores fundamentais ao desenvolvimento econômico e social. Uma atividade altamente dinâmica, num mercado aquecido, e que tem neste mês de abril, com seu laço verde, um lembrete essencial: a proteção a seus trabalhadores. Celebrado no dia 28 de abril, o Dia Mundial da Segurança do Trabalho nos conclama a refletir sobre práticas e políticas que podem assegurar a integridade física e a saúde dos profissionais.
Em Mato Grosso, em 2022, 10,7 mil acidentes de trabalho foram oficialmente notificados. Desse total, infelizmente, 107 envolvendo mortes. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab).
Nos canteiros de obras, a segurança do trabalho precisa ser levada extremamente a sério! Durante a construção de um empreendimento, somos apresentados diariamente a diversos cenários em que as normas de segurança precisam ser rigorosamente seguidas: trabalho em altura, manipulação de objetos cortantes, exposição solar, transporte de cargas pesadas, entre outros. Com o incentivo ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPC), treinamentos e adoção de protocolos preventivos, podemos reduzir e até mesmo mitigar as chances de acidentes.
Na MRV, somos certificados na ISO 45001 desde 2014, uma norma internacional que estabelece requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional robusto. Em 2023, fomos recertificados, reafirmando nosso compromisso com a excelência em segurança.
No backstage das certificações, a construção de uma cultura de segurança do trabalho tem como forte aliada a educação. No último ano, mais de 25 mil trabalhadores foram treinados pela empresa, totalizando mais de 600 mil horas de formação. Esse investimento em capacitação é fundamental para que cada colaborador tenho o conhecimento e sensibilização necessários a torná-lo apto a identificar e gerir os riscos inerentes às suas atividades.
Ainda na educação, a implementação de programas como o “Construir com Segurança”, criado em todas as obras onde foram mapeados os principais riscos críticos das atividades da companhia, é outra iniciativa próspera. O resultado? Uma redução considerável no número de acidentes ano após ano. Isso demonstra que, com investimento e priorização, é possível construir um ambiente de trabalho mais seguro.
O Dia Mundial da Segurança do Trabalho é uma oportunidade para todas as empresas da construção civil e de todos os demais setores econômicos reavaliarem suas práticas. O compromisso contínuo com a vida e a saúde dos colaboradores também é um dos pilares da sustentabilidade. Dessa forma, com cuidado, foco e educação corporativa, junto à construção de condomínios e unidades residenciais também alicerçamos um legado de respeito e cuidado com aqueles que têm como profissão transformar o sonho da casa própria em realidade.
LUIZ HENRIQUE SOUTO – é Engenheiro de Segurança do Trabalho da MRV em Mato Grosso.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias