Compras de Natal devem injetar R$ 870 milhões na economia de MT

A intenção de compras dos mato-grossenses para Natal de 2023 deve  injetar R$ 870 milhões na economia do Estado. O montante é 45% maior quando comparado ao ano anterior, além de ter uma pretensão média de gasto 59,24% superior também no comparativo com o Natal passado, chegando a R$ 585,72. Os dados são do levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT).

“O aumento é muito importante para os setores produtivos do estado, indicando um aquecimento em diversos segmentos do comércio e serviços neste período”, aponta o presidente da Fecomérci,  José Wenceslau de Souza Júnior.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 17 de novembro de 2023, com 503 entrevistados em 32 municípios do estado. Entre os respondentes, 58% afirmaram que irão as compras para a data, enquanto os que não consumirão somam 34% e os que não sabem são 8%.

A pesquisa traz os principais produtos citados pelos entrevistados, com destaque para roupas, com 36% de participação, seguido de brinquedos com 14% e alimentação e bebidas com 13%. Cosméticos e perfumes foram citados por 7%, seguido de eletrônicos com 6% e eletrodomésticos com 5%. Sapatos e móveis somaram 3% cada, juntamente com alimentação fora de casa. Entre as formas de pagamento, a principal é o cartão de crédito 53%, PIX aparece depois com 20%.

Para os pesquisadores, este crescimento pode estar conectado ao crescimento do emprego, com Mato Grosso se consolidando com a segunda menor taxa de desemprego no 3º trimestre desse ano, isso favorece a renda das famílias e sua amplitude de consumo.

Sobre preferências no consumo, quando perguntado sobre o dia da semana, 42% pretendem realizar suas compras no sábado, seguido de 24% que não sabem o dia da semana. Outro levantamento, é a comparação com os gastos para a data em 2022, em que 35% afirmaram que gastarão mais esse ano, o mesmo percentual dos que afirmaram que gastarão o mesmo.

O presidente da federação completou que a pesquisa reforça a continuidade na tendência de ida aos centros das cidades, além do uso do cartão de crédito.

“Esses dois fatores impactam no comércio local em grande medida, além de mostrarem a capacidade de consumo das famílias mato-grossenses, já que as compras a prazo podem ser uma ferramenta muito importante de consumo”.

Já para os que não consumirão na data, 37% dos respondentes apontaram condições financeiras como empecilho e outros 27% citaram disponibilidade de tempo. A margem de erro estimada na pesquisa divulgada pelo IPF-MT é de 3% para mais ou para menos.

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