Complexo de Cavernas Aroe Jari opção de ecoturismo em Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) é o destino turístico mais procurado de Mato Grosso. São inúmeros atrativos deslumbrantes de belezas exuberantes que encantam os visitantes. O Cuiabá Notícias traz esta semana um dos lugares mais procurados na cidade pelos turistas, o Complexo de Cavernas Aroe Jari, onde você encontra, trilhas, cavernas, cocheira e famosa Lagoa Azul  entre outros atrativos. 

O Complexo de Cavernas Aroe Jari, está localizado dentro de uma propriedade particular, a 40km do centro de Chapada seguindo pela MT-251, sendo 29 km asfalto e 11 km de estrada não pavimentada.

No local a  preservação da fauna e flora é primordial, estando totalmente legalizada e regulamentada com plano de manejamento, as devidas autorizações, e constantes fiscalizações de órgãos competentes como Ibama e Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema).

Trilha

O Complexo de Cavernas Aroe Jari, abriga quatro cavernas. Para ter acesso as cavernas é precisar fazer a trilha de 12 km, no caminho é possível conhecer a Ponte de Pedra e a Pedra do Equilíbrio, diversas nascentes, além disso, durante a caminhada pelo cerrado, que já é algo único, pode-se ver múltiplas espécies de plantas e animais e ainda se deparar em vários pontos com esculturas de pedra que brotam em meio ao cerrado,  o que torna a caminhada algo simplesmente fantástico e inesquecível além da paisagem magnifica que só Chapada dos Guimarães oferece. 

O percurso também pode ser feito com serviço de transporte que diminui a caminhada até o Complexo de Cavernas de 12 km para apenas 2,5 km. O passeio é realizado com um guia de turismo ou condutor, você encontra condutores locais no receptivo. 

Caverna Aroe Jari

A caverna Aroe Jari porta, nome de origem indígena que significa “morada das almas”, é porta de entrada no roteiro e que deu nome ao complexo turístico. Catalogada como a maior caverna de arenito do Brasil, a Aroe Jari impressiona pelo seu tamanho e imponência, pois conta com 1550 metros de extensão, várias bifurcações e salas. Na entrando cerca de 200 metros a dentro, não é possível enxergarmos nada, somente com lanternas.

Olhando de dentro para a entrada da caverna a vista é deslumbrante. Seus principais salões são o ‘Salão do Chuveiro’ onde se forma uma refrescante cachoeira e o incrível ‘Salão do Teto Dourado’ cujas gotículas de água se aderem ao teto da caverna devido a infiltrações e reetem de maneira deslumbrante o brilho das lanternas, esta não pode ser atravessada totalmente devido ao nível da água dentro da caverna.

Dando a volta pela mesma é possível conhecer ambos os lados, entrada e saída da caverna, e se impressionar com tamanha grandeza.

Caverna Kiogo Brado

Em seguida, a Caverna Kiogo Brado, que te deixa extasiados com tamanha beleza. Com nome indígena que significa “Ninho dos Pássaros” ela tem 270 m de extensão, pode-se atravessá-la de um lado a outro.

O que mais impressiona nessa caverna é a sua formação rochosa que te faz lembrar das antigas catedrais, parecendo literalmente ter sido lapidada pelas mãos da mãe natureza. De uma beleza sem igual, e sua altura com mais de 20 metros nos deixa simplesmente deslumbrados.

A Fantástica Caverna Pobe Jari

A fantástica Caverna Pobe Jari também possui um nome indígena que significa “Cavernas das Duas Bocas”, a mãe natureza mais uma vez caprichou na formação desta linda caverna que como o próprio nome já diz possui duas bocas de entrada.

Com aproximadamente 500 metros de extensão e 3 metros de altura é a última caverna catalogada e a ser explorada deste complexo de cavernas . Uma das mais procuradas pelos turistas da região devido à sua beleza e formação única.

Caverna Lagoa Azul

A Lagoa Azul abrigada dentro de uma caverna, desde sempre é a parada principal e a parte mais procurada do passeio.

Um ponto para apoio e descanso, principalmente por sua fantástica gruta que brota no meio da rocha onde se forma uma linda lagoa da cor azul turquesa, esse incrível tom de azul à cor da água ainda não é explicado cientificamente.

O período em que a luz solar incide na gruta é entre os meses de maio a agosto.

Com um espelho d’água que aparenta pouca profundidade, porém alguns pontos podem alcançar até 6metros de profundidade.

Não é permitido o banho na Lagoa Azul, não só para preservação ambiental, mas também para preservá-la intacta para outros grupos que chegam e querem vê-la com toda sua exuberância e grandeza.

 

Cachoeira do Relógio

O passeio termina na Cachoeira do Relógio, o nome se dá porque o sol a ilumina apenas ao meio dia e logo se vai. Com aproximadamente 15 metros de altura e um amplo espaço para banho, inclusive para crianças, é uma parada indispensável não só para apreciar a força da natureza, mas também para um refrescante banho em águas cristalinas. A cachoeira fica próximo a sede da fazenda.

Em Cuiabá vária agencias de turismos oferecem passeio completo com translado ida e volta, saindo da Capital.

Para quem deseja visitar o complexo de carro próprio há varias opções de pacotes, que incluem entrada, transporte ida e volta aos atrativos e almoço. E ainda há opções de ofertas para grupo de até oito pessoas.

 

 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *