Após 2 anos de pouca movimentação devido à pandemia de Coronavírus, em 2023 as expectativas são grandes sobre o Carnaval, sobretudo, quando o assunto são o comércio e turismo. No âmbito municipal, a estimativa é que o período de festas cresça 2% em receitas . O estudo foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que ouviu 281 pessoas no principais centros comerciais da capital.
O superintendente do órgão, Fábio Granja, destacou o crescimento de alguns setores econômicos nessa data: “Podemos destacar principalmente os setores de bebidas e alimentação, agências de viagens, eventos, além de lojas de confecções, de acessórios e apetrechos. O entorno de Cuiabá, ou seja, cidades vizinhas são muito beneficiadas com esse período, as pousadas, hotéis e pontos turísticos ficam praticamente com ocupação máxima devido as atrações turísticas e lazer”, pontua.
Já no cenário nacional, estima-se o país movimente R$ 8,18 bilhões em receitas, valor 26,9% maior que no ano passado, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Embora a perspectiva seja de um Carnaval mais ”aquecido” economicamente, o número segue abaixo do que o mesmo período de 2020, cerca de 3,3% abaixo do que o registrado no ano, o último antes eclosão do covid-19 pelo país.
Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas (CLIQUE AQUI).