O comércio geral de Cuiabá e Várzea Grande está autorizado a funcionar no feriado nacional de Tiradentes, nesta sexta-feira (21). Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a medida consta na Convenção Coletiva de Trabalho, firmado entre a Fecomércio-MT e os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários).
No entanto, os empresários que abrirem as portas devem observar algumas obrigações, como pagamento das horas trabalhadas em dobro, inclusive, das comissões de vendas para aqueles que atuam neste regime de trabalho.
O superintendente da CDL, Fábio Granja, explica que o mês de abril é um mês desafiador para o lojista cuiabano, com três feridos, dois deles nacionais. E pontua que os empresários devem levar em consideração os impactos de abrir ou não às lojas nesta sexta-feira.
“No feriado de Tiradentes certamente cada lojista analisará o benefício e custo da abertura, isso porque de uma lado existe o aumento de custo da folha de pagamento e do outro a redução do fluxo de pessoas pela cidade, mas a tendência é termos a maioria do comércio de rua abrindo meio período e todos os shoppings abrindo com horário especial”, afirma Granja.
Instituições bancárias, e os órgãos públicos Estaduais e Municipais, não funcionarão no dia de feriado. A exceção fica para as atividades consideradas essenciais, além de farmácias, hospitais e postos de combustíveis, polícia e Unidade de Saúde de Pronto Atendimento.