A Polícia Civil instalou cinco delegacias de Cuiabá em um novo prédio, entre elas, a maior unidade policial em número de servidores do Estado, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa. A inauguração nesta sexta-feira (08.11) contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel e autoridades da área da segurança.
O prédio, com 3.621 metros quadrados, reúne a DHPP, Central de Ocorrências de Cuiabá, 2ª e 3ª Delegacias de Cuiabá e a Delegacia Regional da capital.
O novo espaço, localizado na Avenida Miguel Sutil, uma das principais vias de Cuiabá, será responsável pelo maior número de atendimento ao público realizado pela Polícia Civil em Mato Grosso, com estimativa de 10 mil pessoas por mês e em torno de 200 policiais.
O governador ressaltou os investimentos feitos ao longo dos últimos cinco anos para melhorar a estrutura de atendimento da administração pública e ofertar ao cidadão e servidores mato-grossense ambientes de qualidade.
“Temos orgulho da série de melhorias implementadas ao longo desses cinco anos, vindo de uma trajetória de unidades precarizadas. Graças a Deus isso virou passado e podemos continuar a construir uma sociedade próspera e civilizada e manter nessa direção, a exemplo das delegacias recentes que já entregamos. Se fizemos obras de qualidade, e tantas outras, por que não podemos fazer mais? Podemos chegar sim, a um patamar melhor, com objetivos claros e vamos persegui-los”, pontuou Mauro Mendes.
A delegada-geral lembrou que o novo prédio representa o respeito e comprometimento do Estado com a instituição. “Apenas neste ano, já são mais de R$ 36 milhões de investimentos na Polícia Civil, possibilitando meios e ferramentas para o enfrentamento à criminalidade. E que este novo espaço simbolize também o comprometimento de cada servidor em devolver à sociedade, que tanto confia na Polícia Civil, um trabalho de excelência à população cuiabana”, destacou a delegada Daniela Maidel, acrescentando que 2024 está batendo o recorde em operações, provenientes de investigações exclusivas da instituição.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, lembrou da modalidade adotada pelo Estado para locação de prédios que possam atender às necessidades de trabalho dos servidores e união de várias delegacias em um mesmo espaço, otimizando também o atendimento à população.
“Foram entregues novas delegacias neste ano em Matupá, Campo Novo do Parecis, Derf de Rondonópolis, investimentos que se refletem em avanços na modernização da Polícia Civil de Mato Grosso”, destacou Roveri.
Unidades policiais
A Central de Ocorrências 24 horas, vinculada à 1ª Delegacia, registra, mensalmente, em torno de 5 mil boletins policiais na capital. A 1ª Delegacia também gerencia a Delegacia Virtual.
Já a DHPP é responsável pela apuração de crimes contra a vida (homicídios dolosos consumados e tentados, mortes a esclarecer, suicídios) e desaparecimentos de pessoas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento.
A 2ª Delegacia faz a apuração de delitos gerais, aqueles que não são atendidos pelas unidades especializadas. Já a 3a Delegacia é responsável por Termos Circunstanciados de Ocorrência na capital, que abrangem crimes de menor potencial ofensivo.
A Delegacia Regional de Cuiabá é a unidade administrativa e responsável pelo gerenciamento de todas as unidades da Polícia Civil na capital, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.