As chuvas do últimos dois dias ajudou as controlar o incêndios no Pantanal de Mato Grosso. Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva colaborou para a diminuição da temperatura e aumento da umidade relativa do ar, contribuindo para a diminuição da intensidade das chamas, porém a precipitação ocorrida não levou a extinção total dos incêndios.
Ainda segundo os bombeiros, cerca de 90 militares continuam na região do Parque Estadual Encontro das Águas e da Transpantaneira, desenvolvendo ações de combate, vigilância e rescaldo até a sua total eliminação dos focos.
Na segunda-feira (20), equipes dos bombeiros fizeram um sobrevoo para mapear a situação.
De domingo para segunda-feira (20), a temperatura caiu de 42°C para cerca de 35° C na região. No domingo foram registradas chuvas em diversas pontos da região.
As ações de combate contam com apoio de três aviões, helicóptero e 11 barcos para a infiltração das equipes, viaturas e caminhões-pipa.
A Sala de Situação Central, em Cuiabá, acompanha a evolução dos incêndios com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Membros do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) estão no local e fazem o resgate de animais que sobreviveram aos incêndios e estão feridos.