Uma chuva rápida no início da tarde desta quarta-feira (27), parece ter colocado fim a onda de calor que assola s população desde a semana passada. Os cuiabanos que vinha enfrentando máximas de 43°C podem ter um refresco nesta quarta com mínima de 30°C e pancadas de chuva durante à noite segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com a onda de calor, Cuiabá alcançou a maior temperatura do país no inverno deste ano com 41,8º, na sexta-feira (22), de acordo com o Inmet. Conforme o órgão a onda de calor atinge quase todo o Brasil, são causas do fenômeno do El Niño.
O fim da onda de calor começa com a formação de frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical, e o enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica que permite a formação de nuvens carregadas de sobre Mato Grosso trazendo mais chuva até o fim de semana e assim as temperaturas voltam a para patamares de calor normal.
Para a quinta-feira a previsão é de dia ensolarado e não há previsão de chuva. os termômetros variam entre 22° C e 38°C.
Na sexta-feira, dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento do dia. A mínima será de 26°C e a máxima pode voltar a atingir os 40°C.