A chuva começou a cair em Mato Grosso após sequências de onda de calor. Na noite desta quarta-feira , ao menos duas cidades de Mato registraram chuvas consideráveis para aliviar as altas temperaturas em, Pontes e Lacerda (a 448 km a oeste) e Jauru (a 425 km ao norte).
Vídeos registrados por moradores e compartilhados nas redes sociais mostram o instante em que a chuva chegava às cidades. Apesar do cenário esperançoso no interior, não há previsão de chuva para a Capital nos próximos dias.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até segunda-feira (9) o sol é predominante, com poucas nuvens e máximas de até 42ºC. Já a umidade relativa do ar chega a 10% na mínima.
Estiagem
Este ano, Mato Grosso vem sofrendo com tempo seco e baixa umidade. A população enfrenta um cenário preocupante devido às frequentes queimadas que ocorrem no estado, principalmente pela falta de chuvas.
A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas, além do aumento de doenças respiratórias.
O próprio governo do Mato Grosso já declarou situação de emergência no Estado em razão da seca severa e dos incêndios florestais que atingem diversas regiões. Só em agosto, o Estado acumula 10.424 focos de calor.
O Decreto nº 989/24, publicado em edição extra na sexta-feira (30/08), tem duração de 180 dias e considera o aumento significativo dos registros de focos de calor e incêndios florestais em Mato Grosso, especialmente no Pantanal.