Churrasqueiro cuiabano agradou o paladar dos jurados e venceu concurso MT Steak

O açougueiro e churrasqueiro Paulo Sérgio da Cruz venceu o reality MT Steak. Ele escolheu o corte mais inovador para representar Mato Grosso. O último episódio foi exibido na noite dessa segunda-feira (7). De acordo com Paulo, muitas
pessoas ainda sentem receio em usar os cortes dianteiros para churrasco, mas ele conseguiu extrair um corte semelhante ao filé mignon que surpreendeu os jurados

“É a realização de um sonho ver meu nome reconhecido mundialmente e ter meu corte de carne representando o meu estado, Mato Grosso”, comemorou Paulo Sérgio da Cruz, que irá levar esse símbolo para o mundo.

O vencedor do concurso MT Steak foi revelado no último episódio do reality exibido no dia 07 de agosto, no canal Sabor & Arte.

“Essa vitória veio para coroar todos meus anos de trabalho, dedicação e respeito a carne, a Pecuária e esse meio que classe dos açougueiros faz parte”, destacou Paulo Cruz.

Levou o segundo lugar Zigomar Bastos, o terceiro lugar foi conquistado por Valdez Miranda, o quarto Leonardo França da Silva e a quinta colocação quem levou foi André Vitaliano.

Criado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) o concurso surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países. A iniciativa conta o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT) e com a parceria do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo -MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso.

“Essa ideia, que foi do Imac, de estar trazendo esse corte especial onde todos os envolvidos, os competidores e cinco finalistas se empenharam eu tenho certeza que isso será uma grande contribuição para nós promovermos cada vez mais a importância da pecuária que tem no Brasil e na produção dessa importante proteína. Parabéns, e que esse seja apenas o pontapé inicial de tantas outras oportunidades que nós teremos para promover esse corte MT Steak para o mundo”, destacou o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

O concurso MT Steak foi realizado em duas etapas: virtual e presencial. A escolha da carne para levar o título do MT Steak, o corte escolhido deveria ser o mais inovador, versátil, original e economicamente viável.

“Mato Grosso é o estado que mais produz carne bovina no Brasil, e o MT Steak surgiu para promover a nossa carne, dando ao corte escolhido, o nome de Mato Grosso”, ressaltou o presidente do Imac, Caio Penido.

O corte

Para vencer a prova do concurso, Paulo Cruz contou que priorizou a versatilidade da peça escolhida, além de ousar, afinal optou por valorizar o dianteiro do boi, parte essa onde muitas pessoas ainda têm receio de usar os cortes para churrasco.

“Meu corte é extraído da paleta grossa, de onde já foi extraído o shoulder, flat iron, é uma carne que vem acoplada em cima da paleta grossa, é como se fosse a picanha junto com a alcatra. Elas não fazem parte do mesmo grupo muscular, mas é uma carne que o aspecto dela parece como se fosse de um filé mignon. Por mais que esse pedaço não tenha gordura externa, como a maioria dos cortes, ele tem uma extrema maciez e muitos ficarão surpresos por saber que é um corte do dianteiro”, explicou.

A versatilidade do corte é o grande diferencial do MT Steak. Além de churrasco, a peça bovina pode ser usada em vários pratos, como strogonoff, parmegiana, medalhão e até steak tartare de carne.

“Para mim é um corte bastante comercial porque desde pratos fitness ao churrasco ele vai conseguir atender o gosto de todos. Além do custo-benefício, já que pode substituir o filé mignon em diversas receitas”, ressaltou

Perfil

Desde os onze anos de idade Paulo Cruz trabalha com açougue e hoje se tornou um renomado chef churrasqueiro de Mato Grosso. Morador de Cuiabá, casado e pai de dois filhos, Paulo ressalta que o churrasco faz parte da sua vida e já se tornou seu principal hobby. Atualmente já são 20 anos no universo da carne o qual tem paixão e se dedica diariamente.

“É muito prazeroso para mim ouvir dos meus filhos, que sempre ficam ao redor da churrasqueira, que a carne que eu preparo é a melhor que eles comem no mundo. Isso é gratificante demais. Essa conquista é um divisor de água na minha vida, o MT Steak veio para abrir muitas portas para fazer conexão não só com o Estado, mas com o Brasil e outros países, e com certeza ter o reconhecimento que a gente sempre sonhou e correu atrás”, agradeceu.”, afirmou.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *