Helder Faria – ALMT
Leiagora
O Partido Liberal (PL) e Partido dos Trabalhadores (PT) têm até as 18h desta segunda-feira (30) para indicar os nomes que devem compor a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para o primeiro biênio da próxima legislatura. Isso, porque conforme o edital do Parlamento estadual, as chapas que disputarão o pleito interno devem ser registradas até esse horário.
Diante do consenso firmado entre os deputados estaduais Eduardo Botelho (União) e Max Russi (PSB), a disputa contará apenas com uma chapa.
A indefinição está apenas nos cargos de terceiro e quarto secretário, que devem ser indicados pelo PT e PL, respectivamente. A “briga” está entre os deputados petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco; e entre os deputados Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani, que integram o bloco do Partido Liberal.
A tendência é que as vagas sejam preenchidas por Barranco e Cattani.
Por outro lado, já foi batido o martelo que Janaina Riva (MDB) continua na primeira vice-presidência, e Wilson Santos (PSD) na segunda-vice presidência. Botelho disputará a reeleição, e Russi permanecerá na primeira-secretaria.
A eleição que chancelará a chapa ocorre na quarta-feira (1º), logo após a posse dos parlamentares eleitos e reeleitos.