No mês de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, sob intervenção estadual, realiza a campanha Julho Verde, com o tema “Câncer? Não perca a cabeça”. A abertura da ação será neste sábado (1), às 8h, no posto de saúde do bairro Santa Isabel.
A equipe de saúde bucal do município vai realizar palestras educativas e exame clínico da boca no primeiro dia da campanha e também todas as quartas-feiras do mês de julho.
A campanha visa ampliar o número de diagnósticos precoces, por meio da conscientização sobre os fatores de riscos evitáveis e os sinais e sintomas, a fim de evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
Os tumores de cabeça e pescoço ocupam o 4º lugar no ranking se somados todos os tipos dos cânceres que atingem a região da cavidade oral, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.
Entre os fatores de risco estão o tabagismo em todas as suas modalidades, consumo de bebidas alcoólicas independente da periodicidade e volume ingerido, as infecções pelo vírus HPV (papilomavírus humano) por meio das relações sexuais rotativas e sem preservativos, mesmo no sexo oral, e também a exposição solar excessiva.
É preciso atenção aos sinais como ferida no rosto ou na boca que não cicatriza, mancha vermelha ou esbranquiçada na boca ou nos lábios, dificuldade ou dor para mastigar e engolir, irritação ou dor na garganta ou tosse, dores de cabeça e ouvido persistentes, caroço no pescoço, mudança na voz ou rouquidão, dentes moles ou dor em torno deles, aftas e mau hálito frequente.
O Julho Verde é uma iniciativa da ACBG Brasil – Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço.
Confira a programação da campanha:
– 1º de julho – PSF Santa Isabel
– 5 de julho – Clínica da Família CPA I
– 12 de julho – CEO Tijucal
– 19 de julho – PSF Alvorada
– 26 de julho – CEO Verdão
Da Assessoria