Botelho admite aumentar número de sessões; vídeo

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, decidiu levar ao Colégio de Líderes a possibilidade de retomar os dias das sessões plenárias para terças, quartas e quintas-feiras, como era anteriormente. A medida ocorre após desgaste da imagem do parlamento, que vem realizando apenas um dia de sessão na semana.

Gazeta Digital

“Já marquei um Colégio de Líderes com os deputados para discutir o número de sessões. Porque as sessões elas são feitas mediante os projetos que tem. E os projetos que tem estão dentro de uma aprovação, tranquilo. Por exemplo, hoje não tem nenhum que não está pronto pra ser votado e que será votado hoje”, disse Botelho na manhã desta quarta-feira (22).

Nesta semana o jornal A Gazeta revelou que o Parlamento mato-grossense é um dos únicos Poderes Legislativos do Brasil que tem apenas uma sessão por semana. Enquanto na maioria dos Estados, os parlamentares têm sessões em 3 ou 4 dias por semana, os representantes mato-grossenses se reúnem só às quartas-feiras. O levantamento feito pela Gazeta mostra que, além de Mato Grosso, outra Assembleia que tem sessão em apenas um dia é a da Paraíba.

Botelho alega que a escolha de se realizar as sessões em um único dia foi para tirar o foco das sessões e concentrar nas Comissões que analisam e discutem os projetos. “A Sessão é só a finalização para dizer se você aprova ou não o projeto. As modificações não acontecem nas sessões e sim nas Comissões que estão trabalhando muito”, justifica.

Segundo Botelho a reunião ocorrerá na semana que vem, quando será votado pelos parlamentares se concordam com o modelo atual, ou se preferem mais sessões. Já o deputado estadual, Max Russi (PSB), defendeu os parlamentares, alegando que mesmo com um único dia de sessões, os deputados seguem trabalhando em Comissões e visitas nos municípios.

“A população em geral gosta que o deputado vá ao município, ver a estrada que tem um buraco, ver a saúde, uma escola que precisa de reforma, debater com prefeitos, vereadores.  Nós temos um Estado muito grande e precisamos percorrer todas as regiões. Mas se precisar fazer mais sessões, vamos fazer. Isso é tranquilo”, disse.

As reuniões das Comissões ocorrem durante a semana. Porém, muitas não são transmitidas para que a população participe. Em alguns casos, as reuniões das Comissões são fechadas. Em outros, quando os projetos tramitam com urgência, a Comissão ‘se reúne’ dentro do Plenário e os votos são proferidos em menos de 5 minutos.

As sessões concentradas iniciaram durante o pico da Pandemia, quando também se oficializaram as sessões virtuais e híbridas, onde os deputados participam virtualmente e podem votar de onde estão. Já durante as eleições do ano passado, a Mesa Diretora decidiu fixar um único dia com sessão: quarta-feira, sob justificativa de que seria necessária para garantir o quórum, já que todos os parlamentares estavam em campanha.

Fonte: Gazeta Digital

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *