A defensora pública Safira Vanessa Carneiro Costa, que morreu em um acidente, na BR-158, na semana passada, será homenageada e terá seu nome dado para um parque, em São Félix do Araguaia. A ação é da Promotoria de Justiça do município que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o proprietário da “Fazenda Água Preta III”, prevendo a doação de área verde urbana com mais de 54 mil metros quadrados para criação do parque.
“Recebemos com profunda tristeza a notícia do acidente automobilístico que vitimou a defensora pública Safira e seus pais. Era uma pessoa inspiradora, gentil e dedicada que viverá para sempre em nossos corações e agora está também imortalizada na história da cidade. Esta justa homenagem é o mínimo que podemos fazer para retribuir toda a luz que ela trouxe à São Félix do Araguaia”, disse o promotor de Justiça Substituto Marco Antonio Prado Nogueira Perroni.
Conforme o promotor, restou apurada, em sede de inquérito civil, a supressão de 808,33 hectares de vegetação nativa na Fazenda Água Preta III sem licença prévia do órgão ambiental, entre os anos de 2013 e 2017. “A doação desta área verde estratégica e ainda preservada para instalação de um bosque público municipal, como forma de compensar o dano havido, foi muito bem recebida pelo compromissário e igualmente festejada pela Prefeita do Município, que também subscreveu o TAC”, acrescentou o promotor.
A iniciativa busca conjugar a compensação ecológica com a conscientização ambiental e é parte do “Projeto Terra Nascente”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso nas Promotorias de Justiça de Itiquira e São Félix do Araguaia, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Universidade Federal de Rondonópolis.