Bispo irlandês de Primavera do Leste-Paranatinga renuncia ao cargo

Em boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Vaticano anunciou que o bispo irlandês Derek John Christopher Byrne, responsável pelas dioceses de Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá) e de Paranatinga (a 385 km de Cuiabá), renunciou ao posto. O aceite do papa Francisco ao pedido do religioso foi feito na última quarta-feira (7).

O religioso da Sociedade Missionário de São Patrício fez 75 anos em 17 de janeiro deste ano. Esta é a idade-limite recomendada aos bispos para realizarem seu pedido de “aposentadoria”, conforme o cânone 354 do Código de Direito Canônico.

Os primeiros contatos do sacerdote irlandês com Mato Grosso aconteceram através de sua liderança na paróquia de Castanheira (a 788 km de Cuiabá) e como consultor diocesano da Diocese de Juína (a 745 km de Cuiabá), em 2004. Com o Brasil e os Estados Unidos, as relações tiveram início antes de ele entrar para o bispado. Em dezembro de 2008, foi nomeado bispo de Guiratinga (a 331 km de Cuiabá).

O episcopado de Dom Derek aconteceu na sede da então Diocese de Guiratinga, em 22 de março de 2009 e, para ocasião, escolheu o lema “Alegrai-vos no Senhor”. O religioso permaneceu na condução de Guiratinga até 2014, quando foi declarado primeiro bispo de Primavera do Leste-Paranatinga. Foi secretário do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos últimos quatro anos, sendo referência para a Ação Missionária no Regional.

POLÊMICA

Em maio deste ano, o líder religioso chegou a assinar a renúncia do padre da paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, Denis Lucati Silveiro, de 34 anos, suspeito de importunação sexual contra o jovem pernambucano Luiz Gabriel da Silva Monteiro.

Na ocasião, Dom Derek destacou na carta a grande repercussão negativa entre o “Povo de Deus” e a grande divulgação midiática” do caso, apontando a renúncia do padre tanto da paróquia quanto do ofício de ecônomo da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga. Em 11 de maio, estava previsto o início da “investigação prévia pelo Tribunal Eclesiástico Interdiocesiano de Cuiabá”.

VIDA DEDICADA À FÉ 

Dom Derek começou a atuar na vida religiosa aos 21 anos, em 1º de outubro de 1969, tendo ingressado na ordenação presbiteral na cidade de Killamote, no interior da Irlanda, em 9 de junho de 1973. Esteve a serviço da paróquia de Cotia (SP) entre os anos de 1973 e 1980. Durante toda década de 1980, trabalhou no estado norte-americano de Nova Jersey. Na Irlanda, o sacerdote também integrou o Conselho Geral da Sociedade Missionário por 12 anos, do começo do anos 90 até 2002. Um ano depois, retornou aos Estados Unidos para trabalhar na formação, na School of Applied Theology, no estado da Califórnia. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *