O presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso e também deputado estadual, Valdir Barranco, afirmou que a direção nacional da sigla ainda não aprovou o nome do deputado Lúdio Cabral como pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições de outubro.
Em dezembro, a sigla definiu Lúdio e a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, como pré-candidatos. Apesar de Lúdio ser a primeira opção do diretório municipal, a petista não tirou o nome da disputa.
“O nome de Lúdio ainda não foi apoiado pela nacional, porque o diretor ainda não aprovou nenhum dos dois nomes [Rosa e Lúdio]. Toda a organização que teve aqui de pré-campanha não contou com o respaldo da direção nacional”, afirmou Barranco.
“Na resolução do diretório, ficou clara a nulidade de todos os atos realizados nesse período antes da determinação nacional”, acrescentou.
Para Barranco, essas definições foram feitas às pressas, por não aguardarem as orientações da direção nacional. Em sua opinião, é importante negociar com a base de apoio do presidente Lula (PT) antes de definir os pré-candidatos.
“Todos os casos que atropelaram [as etapas de análise], o diretório nacional não reconhece, mas vai estabelecer o prazo [para a decisão] esse ano. Há uma negociação com a base de Lula, então não dá para prejudicar a governabilidade do presidente”, concluiu.