Golpistas estão se utilizando do Procon para aplicar golpes por e-mail com links falsos para hackear as pessoas que recebem mensagens. O Procon-MT constatou, nesta segunda-feira (14), que e-mails falsos estão sendo enviados a consumidores e fornecedores em nome do órgão.
As mensagens são enviadas com números de processo e protocolos, comunicando a abertura de reclamação contra uma empresa e solicitando comparecimento ao Procon para esclarecimentos e resolução do falso caso. Nelas também constam links falsos que não são para verificar dados mas para hackear a pessoa que recebeu o e-mail.
O Procon afirmou que esses links podem conter vírus e causar danos ao computador ou à rede do usuário. Outro risco é ter acesso a dados privados dos consumidores. A dica do Procon é que o consumidor não acesse esses links e sempre procure um canal oficial do órgão para mais informações.
A coordenadora de Atendimento e Orientação Ana Rachel Gomes esclarece que o golpe dos e-mails falsos em nome do Procon está acontecendo em várias cidades e estados do País.
Em junho, o Procon já havia alertado a população para esse tipo de golpe. Na quinta-feira (10), três pessoas procuraram o Procon para relatar que receberam esse tipo de e-mail.
Além do envio de e-mails, a fraude virtual se dá por outros meios. A coordenadora Ana Rachel dá sua dica valiosa.
“Nunca acesse links recebidos por mensagens – e-mail, SMS, WhatsApp – e redes sociais, pois o risco de cair em um golpe é muito grande. Os Procons não cobram por seus serviços e não solicitam depósitos de valores por PIX ou outros canais”, explicou a coordenadora.
Da Redação