A ação, da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), inaugurou ‘Bancos Vermelho’ em Cuiabá. As peças de madeira de 4 metros, estampadas com frases de efeito em discursos de combate ao feminicídio e à violência de gênero.
Esses bancos foram instalados em dez pontos por toda Cuiabá: Praça Alencastro, Praça 8 de Abril, Parque das Águas, Orla do Porto 2 (av. Beira-rio) e nos pontos de ônibus dos shoppings Pantanal e Estação.
A campanha busca a conscientização social acerca da violência doméstica e familiar e luta contra o feminicídio. Os bancos de madeira, com mais de quatro metros, têm mensagens de reflexão sobre a violência contra a mulher e contatos para denúncia e suporte a vítimas — como o número de telefone da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
A Lei 14.942/24, que prevê a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos, foi sancionada no dia 1º de agosto desse ano. Como parte das ações do Agosto Lilás, que é o mês voltado para a divulgação de medidas de proteção à mulher e campanhas de combate à violência de gênero, os bancos começaram a ser instalados em várias cidades do país.