Apesar do anúncio feito pela Caixa Econômica Federal de abertura de agências para atender a população indígena, ainda não há previsão para que, de fato, sejam feitas as instalações. O aviso havia sido feito pela presidente da instituição, Rita Serrano, em cerimônia realizada nessa terça-feira (7).
“A Caixa irá inaugurar novas unidades do banco em São Gabriel da Cachoeira (AM) e Bonfim (RR), em cronograma que será informado oportunamente”, disse o banco ao R7. Anteriormente, a reportagem havia questionado pessoalmente Serrano, que não respondeu e pediu para que procurasse a assessoria de imprensa do banco.
Durante a cerimônia, Serrano anunciou a abertura das duas agências. Ao todo, cerca de 30 mil indígenas devem ser beneficiados com as ações do banco nas regiões. Enquanto as unidades não forem abertas, um caminhão da Caixa faz o atendimento, que teve início nesta quinta-feira (9).
O veículo vai passar, ainda, por outras três cidades – Normandia, Amajari e Mucajaí – até abril, sendo mantidas rotas periódicas nestes municípios. Já no Amazonas, a iniciativa vai passar pelas cidades de Santo Antônio do Içá, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Tonantins e Eirunepé.
Nesses lugares, os funcionários da Caixa vão dar orientações sobre o uso do cartão de débito do Bolsa Família, programa de transferência de renda e a entrada e cadastramento de senhas do Bolsa Família.
Yanomami
A população yanomami tem registrado graves casos de malária e de desnutrição. Diante do cenário, o Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública de importância nacional, e a Polícia Federal abriu inquérito para apurar eventuais crimes, como genocídio e omissão de socorro.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que oito em cada dez crianças indígenas com menos de cinco anos na comunidade sofrem de desnutrição. O garimpo ilegal e a ausência de medicamentos e políticas de saúde agravam a situação da comunidade de 30 mil habitantes, localizada no meio da floresta amazônica.
Lula não compareceu ao evento
Estava prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia realizada em Brasília, mas o petista não compareceu, tampouco informou o motivo. Três ministros de Estado participaram do evento – Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Rui Costa (Casa Civil).
PORTAL R7