Um avião bimotor realizou um pouso forçado em uma fazenda, em Conquista D’Oeste na tarde de segunda-feira (2). A aeronave pertence à empresa de táxi aéreo WDA e estava a serviço do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos).
Na ocasião, a aeronave trafegava em direção a Pontes e Lacerda, onde iria buscar o deputado para vir a Cuiabá. Contudo, devido às condições climáticas de calor extremo, a aeronave perdeu a estabilidade no momento do pouso e flutuou.
Ao perceber um fio e um morro na cabeceira oposta, o piloto realizou o pouso de emergência. Ninguém ficou ferido com a ação. Em um áudio, o deputado estadual esclareceu que não estava na aeronave no momento da manobra.
“Eu não estava no avião. Ia embarcar, o avião veio me buscar e eu ia pousar. Mas deu tudo certo, não aconteceu nada. Só os danos materiais mesmo. E trabalhar e recuperar de novo,” disse Moretto.
Em nota, a empresa esclareceu que este foi o primeiro incidente registrado em 30 anos de fundação. Declarou ainda que não houve registro de feridos e que realizará o traslado da aeronave do local rumo a Cuiabá.
Pouso forçado em VG
Em menos de um mês, esta é a segunda vez que uma aeronave a serviço do deputado realiza um pouso forçado em Mato Grosso.
No dia 9 de agosto, um avião de pequeno porte pousou de barriga no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, devido às condições climáticas. O deputado também não estava na aeronave no momento do incidente.
Leia a nota da WDA na integra
Sobre o incidente ocorrido com nossa aeronave de marcas PT-RBM (táxi aéreo) em 02/09/24 no município de Conquista D’Oeste, temos a informar que não houve vítimas e/ou prejuízos a terceiros; Todas as autoridades inerentes a aviação foram e estão sendo comunicadas em especial o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, assim como a mesma está em condições normais de aeronavegabilidade perante a ANAC. Queremos esclarecer que nossa empresa possui 30 anos de existência sem nunca ter experimentado quaisquer acidentes de qualquer espécie dada a criteriosa manutenção, aliado aos constantes e ininterruptos treinamentos de nossa equipe. Finalizando, informamos que a empresa retirará a aeronave do local, transladando-a para Cuiabá assim que o CENIPA e a Cia Seguradora autorizarem sendo que assim que tivermos informações oficiais efetuaremos novo comunicado.