Dois homens, apontados como líderes da facção criminosa Comando Vermelho, foram presos na manhã desta terça-feira (2), durante as investigações da “Operação Cognato”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em vários municípios de Mato Grosso. Walisson da Silva Rodrigues e Marcel Camilo Leite, são apontados como responsáveis por tráfico de drogas além de serem apontados como mandantes de diversas execuções.
Um dos líderes do Comando Vermelho controlava o tráfico de drogas em Cáceres, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e Nova Lacerda; e o outro comandava a ação dos demais integrantes de dentro de uma penitenciária.
Em agosto de 2022, a Terceira Câmera Criminal de Justiça (TJMT) revogou a prisão de oito suspeitos de integrarem uma organização criminosa e suspeitos de participar do sequestro e espancamento de duas pessoas. Os líderes do CV Walisson e Marcel eram apontados como responsáveis pelo caso.
A “Operação Cognato” cumpre 99 ordens judiciais, sendo 38 mandados de prisão, 43 de busca e apreensão e 18 bloqueios de bens e valores, nas cidades de Cáceres, Rio Branco, Salto do Céu, Várzea Grande, Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá e Água Boa.
As investigações têm como objetivo desarticular esquema criminoso voltado à prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, roubos e furtos na região de fronteira, com ramificações em outras cidades do Estado.