Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (09), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2023, que amplia o número de cargos da Mesa Diretora, mudança na data da eleição da Casa para o início de agosto e o fim da reeleição. Foram 20 votos a favor e 4 ausências.
A mensagem segue para redação final nesta quarta-feira (10). A PEC cria os cargos para 3º vice-presidente, 5º e 6º secretários.
“Os deputados estaduais reuniram-se em sessão preparatória, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição da respectiva Mesa, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”, consta no documento.
A mudança na data da eleição da Mesa de setembro para agosto foi motivada pelo período eleitoral. Quatro deputados estaduais irão disputar o cargo de executivo, sendo eles o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), Lúdio Cabral (PT), Cláudio Paisagista (PL) e Thiago Silva (MDB). Os dois primeiros em Cuiabá e os dois últimos em Rondonópolis.
Nos bastidores, fala-se também que a antecipação da eleição seria para que o deputado Beto Dois a Um, que recentemente colocou seu nome na disputa pela primeira-secretaria tendo o apoio do governador Mauro Mendes (União), não tenha tempo de organizar e angariar votos.