Agosto atinge maior alta de temperatura, em Cuiabá, desde 1961

Foto: Reprodução

Agosto deste ano entrou para a história como o mês mais quente, em Cuiabá, desde 1961. A temperatura mais elevada foi registrada no dia 23, batendo 41,8 graus nos termômetros, em pleno inverno.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou média mensal de 37,9ºC. Nos dias 10 e 23, os termômetros chegaram respectivamente a 40,4 graus e 41,8 graus.

Em 1961, agosto registrou máxima de 36,3 graus. Já em 1978, os termômetros atingiram máxima de 31,4 graus, o menor registro de temperatura máxima para o mês.

Em 2022, o dia mais quente foi 28 de agosto marcando 39,2 graus em Cuiabá. Já em 2021, o calor foi ainda mais intenso para o mês, quando as temperaturas chegaram a 40,9 graus nos dias 24 e 25; e a 40,3 graus no dia 23.

As temperaturas elevadas ocorrem devido à presença de massa de ar seco somada ao fenômeno El Niño. Esse fenômeno faz com que o calor fique acima do normal no oceano, como o que foi registrado no oceano Pacífico Equatorial. O calor na atmosfera causa alterações na circulação dos ventos, na distribuição da umidade, no volume e frequência da chuva, além de elevar o padrão de temperatura em diversos lugares.

O El Niño dificultou a expansão de ar polar e deixou a atmosfera mais quente, trazendo esse clima escaldante para Cuiabá e todo Mato Grosso. A tendência é o aumento da temperatura, tempo seco e poucas chuvas em setembro.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *