Adenir Carruesco toma posse como presidente do TR e fala sobre luta por um mundo mais igualitário

A desembargadora Adenir Carruesco assumiu o cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) para o biênio 2024/2025, em uma cerimônia realizada no plenário do órgão, nesta sexta-feira (15), em Cuiabá. Adenir é magistrada do trabalho há 29 anos e é a segunda mulher negra a ocupar o cargo, sendo a primeira da carreira da magistratura.

Em seu discurso, a desembargadora salientou os desafios para se alcançar mais igualitário, e falou da importância de sonhar.

“Eu sou uma pessoa que não se cansa de sonhar e eu sonho alto. Eu sonho o impossível, não fosse assim não estaria eu hoje aqui diante de vocês. Nas páginas deste Tribunal escrevemos hoje mais uma página de progresso: escrevemos com a pluma da diversidade”, afirmou.

“Nossa instituição possui um compromisso social com a diversidade e com a inclusão, o compromisso de afirmar o direito de todos de ser e de viver de forma diferente, um compromisso com a pluralidade”, enfatizou.

Primeira desembargadora negra de carreira a presidir o TRT – anteriormente, entre 2001 e 2003, o Tribunal foi presidido pela desembargadora Leila Calvo, oriunda do Ministério Público do Trabalho – Adenir Carruesco também apontou a importância histórica da ocasião.

O momento histórico também foi mencionado pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, que apontou o fato dos três tribunais no estado – Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e agora o TRT – estarem sob a liderança de magistradas mulheres: no TJ, a desembargadora Clarice Claudino da Silva e no TRE, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que estava presente na solenidade de posse dos novos dirigentes do TRT mato-grossense.

Também serão empossados: a desembargadora Eleonora Lacerda, diretora da Escola Judicial e vice-ouvidora; desembargadora Maria Beatriz, ouvidora e ouvidora da mulher; juíza Tatiana Pitombo, vice-ouvidora da mulher; juiz Ivan José Tessaro, vice-diretor da Escola Judicial.

(Com informações Assessoria)

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *