NEILA BARRETO
Na Academia Mato-grossense de Letras – AML, Gonçalo Antunes de Barros Neto foi acolhido na Cadeira 7. Esta Cadeira outrora foi ocupada por figuras eminentes, como o saudoso Ivens Cuiabano Scaff, símbolo de inteligência, humanismo e erudição. Ao adentrar esta honrosa casa, Gonçalo Neto não apenas escreve uma nova página de sua vida, mas também de nossa própria história cultural.
Nascido de tradicional família cuiabana, berço de uma rica tradição cultural, filho do servidor da Secretaria de Fazenda e ex-Deputado Federal Gilson Duarte de Barros e da professora Leuby Correa da Costa Barros, casado com a Defensora Pública Rosana Leite Antunes de Barros e pai de quatro filhos: Michelle, Amanda, Gabriella e Gilson Neto.
Gonçalo Antunes de Barros Neto construiu uma sólida carreira como magistrado, professor e intelectual. Graduado em Direito e Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso, com especializações que o destacam, ressaltam-se – pela Universidade de Lisboa e mestre em Sociologia-, ele é um verdadeiro cidadão do mundo do pensamento humanístico e social, sempre alicerçado no rigor da ética e da justiça.
Sua atuação como Juiz de carreira, marcada pela defesa da cidadania e dos direitos humanos, revela um compromisso inabalável com a transformação social. No campo acadêmico, sua contribuição como professor da UFMT e colaborador de diversas obras e autor de artigos nas mais variadas áreas do pensamento moderno, tem iluminado mentes e pavimentado o caminho para as futuras gerações. Gonçalo Neto compreende isso de maneira profunda, compartilhando seu conhecimento com humildade e contribuindo para o avanço cultural e da equidade social.
No entanto, Gonçalo Antunes de Barros Neto não se limita à esfera jurídica. Ele é, acima de tudo, um pensador de amplas fronteiras, que compreende a intrincada teia da vida humana e suas múltiplas expressões. Como acadêmico e intelectual, sua formação plural, aqui já salientado, é moldada por influências que atravessam o Direito e tocam a Filosofia, a Sociologia e a Literatura.
Ao adentrar a Academia, Gonçalo Neto não apenas contribui com o saber jurídico, mas enriquece a AML com a visão crítica de um humanista, capaz de entender e refletir sobre os grandes dilemas da humanidade e, Gonçalo Antunes, com sua inteligência vibrante e sua sensibilidade para as questões sociais, faz justamente isso: busca soluções para os dilemas éticos e sociais que nos assolam.
Ele também se destaca como um amante das letras e um defensor incansável da cultura. Seu olhar sobre o mundo, temperado pela literatura, pela poesia e pela história, o coloca em consonância com os maiores nomes da literatura brasileira.
Ao olhar para nossa terra, Mato Grosso, ele é herdeiro e continuador da rica tradição literária de grandes nomes. Autores, como Silva Freire, que souberam dar voz às particularidades de nosso povo e nossa terra, encontrariam em Gonçalo Antunes um legítimo representante do pensar mato-grossense, engajado com as questões locais, mas sem perder de vista o contexto global. Silva Freire nos lembra que “escrever é uma forma de existir”, e Gonçalo, ao entrar nesta casa, dá continuidade a essa existência literária, feita de pensamento crítico e ação transformadora.
O ingresso de Gonçalo Antunes de Barros Neto na Academia Mato-Grossense de Letras não representa apenas um marco em sua carreira, mas um compromisso renovado com a humanidade. A tradição acadêmica e literária que ele agora integra demanda daqueles que aqui se assentam a defesa de valores universais: a busca pela verdade, o respeito pelo outro, o amor pela cultura e a dedicação incansável à construção de uma sociedade mais justa.
Gonçalo Neto com sua vasta experiência como membro das Academias Mato-Grossense de Magistrados, Direito Constitucional e de Artes e Ciências do Brasil, além de professor universitário e da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, sendo pensador ímpar, compreende que o verdadeiro sentido da vida reside no serviço à comunidade, na promoção da justiça e na defesa dos direitos daqueles que, muitas vezes, não têm voz. Sua entrada nesta casa de letras é, sem dúvida, um sinal de que continuaremos a ouvir essa voz firme e lúcida, que tanto tem a nos engajar.
Sua presença, rica em saber e ética, é uma garantia de que continuaremos a trilhar o caminho da reflexão crítica, da promoção da justiça e da valorização da cultura. Gonçalo, ao lado dos grandes pensadores e escritores de Mato Grosso, ocupará, com certeza, um lugar de destaque na construção do pensamento contemporâneo.
Seja bem-vindo, Acadêmico Gonçalo Antunes de Barros Neto! Que sua voz, agora amplificada pelo eco destas paredes, continue a iluminar os caminhos da filosofia, da justiça e da cultura.
NEILA BARRETO é jornalista, historiadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Cuiabá Notícias