O candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que tem como vice a tenente coronel Vânia Rosa (Novo), propõe a criação do projeto Vila Saúde, que amplia o acesso a saúde e oferece expansão das especialidades médicas em Cuiabá.
O nome se inspira em Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, como a capital era conhecida e busca melhorar o acesso a especialidades médicas, levando as ações para bairros e comunidades. A proposta tem como principal objetivo a saúde preventiva, que consequentemente reduzirá a superlotação na “ponta”, como o alto índice de internações, por exemplo.
“Esse conceito visa levar algumas especialidades para Unidades Básicas. Agregar atendimentos especiais. Colocar um consultório novo para atendimentos de especialidades com planejamento e organização”, explica Abilio.
As “vilas” serão incluídas em regiões da cidade, onde estudo e monitoramento deve apontar as necessidades de cada zona. Devem ser contempladas áreas da saúde da mulher, nutricionista, psicólogo, profissional de educação física, terapeutas ocupacionais que possam atender crianças e adultos autistas e cardiologistas.
“Isso cria nas Unidades Básicas de Saúde, um anexo de dois ou três consultórios, que possam colocar serviços complementares conforme a demanda de cada um. Você mapeia as necessidades de cada lugar, por bairro ou regiões de Cuiabá”, Afirma Abilio.
“Hoje essas salas complementares não existem. Já é cientificamente comprovado que a descentralização das especialidades médicas ajuda a reduzir os problemas na ponta final. Na linha final terá menos pessoas. Prevenir é mais barato que remediar”, ressalta.
Saúde
Abilio e Vânia ainda propõe grandes ações para a Saúde Municipal, dentre estas estão:
Criação do Hospital Materno Infantil; nova Upa no Pedra 90; a Casa do Autista; criação do Prontuário Eletrônico; criação de um centro odontológico; implantação de farmácias populares; novo Hospital Pronto Socorro na região sul onde fica a Policlínica do Coxipó.
“Nossa proposta visa trazer qualidade aos serviços oferecidos à população, garantir acesso amplo a todos, além de atendimento eficiente e promoção da saúde pública. A saúde pública deve ser resgatada através de uma administração que coloque o bem-estar como prioridade. Fomentar a atividade física e implementar programas de nutrição adequada e individualizada são passos fundamentais”, afirma o candidato.