Abílio afirma que criação de novas secretarias não impactará em orçamento da Capital

O prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a criação de novas secretarias não irá impactar negativamente no orçamento para 2025, estimado em R$ 4,8 bilhões.  Abilio já anunciou seis novas pastas: Planejamento Urbano, Esporte, Cultura, Assistência Social, Segurança, Causa Animal, Inclusão e Acessibilidade. 

Em conversa com jornalistas, Abilio explicou que o que determina o custo da administração pública não são as secretarias, mas sim o orçamento geral do município.

“Não são as secretarias que definem o custo da máquina. A gente precisa entender que o custo é o orçamento geral e a previsão está em R$ 4,8 bilhões. Esse é o valor que a máquina tem. O fracionamento desse recurso é o que define sua aplicação”, disse.

Algumas pastas foram só desmembradas, como a Cultura e Esportes que dividiam a mesma estrutura e agora serão independentes. O mesmo ocorrerá com a Assistência Social e a Acessibilidade.

Outra pasta criada a partir da reforma é a da Causa Animal. Abilio justificou a nova secretaria em decorrência do Hospital Municipal Veterinário, cujas obras foram iniciadas pelo atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mas a inauguração ocorrerá em sua gestão. Segundo ele, o equipamento precisará de autonomia. 

“A gente entende que há necessidade de criar uma secretaria para isso. Hoje, é adjunta da secretaria de Meio Ambiente. Adjunta da secretaria, não é eficiente em sua função, mas gastadora dos recursos. Estamos mensurando o que seria eficiente. O Hospital Veterinário deverá ter uma administração própria, precisa ter certa autonomia”, falou. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *