Mayke Toscano
MidiaNews
O governador Mauro Mendes (União) disse considerar “positivo” e “louvável” o presidente Lula (PT) abrir diálogo com os governadores. Ele declarou esperar que essa prática continue nos próximos quatro anos de governo.
Mendes e outros 26 colegas dos estados e do Distrito Federal participaram da reunião com Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros na manhã desta sexta-feira (27) no Palácio do Planalto, em Brasília.
“É muito positivo, nós temos que reconhecer como louvável essa posição do presidente de chamar os governadores para um diálogo. Cada um de nós, governadores, temos o dever de cuidar da população dos nossos estados e o presidente tem a grande responsabilidade de cuidar da nação brasileira”, disse Mendes em entrevista à CNN.
“Quando ele [Lula] nos chama, nos coloca numa mesa, abre um diálogo, isso é positivo, é louvável. E eu disse lá e repito aqui que isso possa ser uma prática continuada e que todos nós devemos nos esforçar para construir uma agenda em prol do País”, acrescentou.
Na reunião, Lula e os governadores decidiram criar um Conselho da Federação, de caráter permanente, a ser composto por representantes da União, dos estados e dos municípios.
O conselho deverá discutir as agendas comuns dos três níveis de governo, como o enfrentamento à fome, os desafios do acesso ao serviço de saúde, a recuperação de aprendizagem e a recuperação de instituições ambientais no país. Além disso, também deverá ajudar na construção de um ambiente econômico seguro, com previsibilidade para investidores e geração de emprego e renda.
O documento ainda firma um pacto pela democracia.
“O respeito a democracia é importante, cada um tem o seu papel, cada um tem que cumprir bem esse papel, não só nós que pertencemos ao Executivo, mas cada um dos entes dos Poderes Legislativo federal, estaduais, Poder Judiciário. Todos nós temos que procurar cumprir melhor o nosso papel e juntos atendermos a população brasileira, cada um no seu Estado e o presidente cuidado de todos”, finalizou Mendes.